CMDCA divulga informações sobre
eleições para conselhos tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maringá divulgou hoje um comunicado sobre o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares para a gestão 2020-2024.

As eleições aconecerão em 6 de outubro, das 8h às 17h, e para saber onde votar primeiramente o eleitor tem que saber o local onde costumeiramente vota nas eleições para vereador, prefeito, deputado, governador, senador e presidente. Caso não se lembre, basta ter o Título Eleitoral em mãos e clicar aqui.
Aí então é só acessar o site abaixo e consultar a relação dos locais de votação e seções eleitorais disponibilizados para o processo de escolha dos conselheiros tutelares (aqui).
Os endereços dos locais de votação podem ser consultados através deste site.
Foram selecionadas 74 seções eleitorais que serão distribuídas em 38 locais de votação. Durante a votação, serão utilizadas urnas eletrônicas sem os dados biométricos, razão pela qual o eleitor terá que apresentar o Título Eleitoral e um documento oficial de identidade, com foto (CNH, RG, por exemplo).
Em Maringá há 272.892 eleitores aptos a votar nas eleições dos conselhos tutelares, e somente foram considerados os eleitores que regularizaram sua situação cadastral junto à Justiça Eleitoral até o dia 28 de junho passado.
Vanessa Luzia Martins, presidente da comissão que cuida da eleição, enfatiza que, apesar do voto não ser obrigatório, a participação do eleitorado maringaense é muito importante, visto que o conselheiro tutelar tem como missão representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, contra qualquer ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais. Em Maringá há dois conselhos tutelares, cada um deles com cinco conselheiros.
Conselheiros Tutelares:
Em Maringá há 41 candidatos que já passaram por duas etapas do processo: apresentação de documentos comprobatórios de sua idoneidade moral e de reconhecida experiência prática em atividades ou promoção dos direitos da criança e do adolescente e prova eliminatória de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e de informática. Conheça os candidatos clicando aqui.

Advertisement
Advertisement