Mortes por policiais crescem
em nove estados do país

O aumento das mortes decorrentes de intervenção policial segue dinâmicas distintas em comparação com os assassinatos totais.

Dados de secretarias de Segurança Pública de 14 estados e do Distrito Federal mostram que o avanço dos chamados autos de resistência nem sempre é acompanhado por quedas no número de mortes violentas — estatística que inclui homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. A informação é de Bernardo Mello, em O Globo.
O discurso de que o aumento da repressão policial letal gera necessariamente a queda da criminalidade vem sendo defendido mais abertamente por políticos desde a eleição do ano passado. De 15 unidades da federação analisadas pelo jornal, em nove houve crescimento dos casos na comparação entre janeiro e abril de 2018 e de 2019. (….) Em oito, por outro lado, a queda dos assassinatos foi acompanhada por um aumento da repressão policial. Num deles, São Paulo, estado que registrou a menor taxa de homicídios do país em 2018, as mortes causadas por policiais têm aumentado nos últimos quatro anos. Pesquisadores, porém, evitam supor uma relação de causa e efeito entre as duas dinâmicas. Leia mais.

Advertisement
Advertisement