Guardas municipais prontos
para uso de arma já são 59

Dos 126 integrantes, a Guarda Municipal conta com 59 agentes prontos para o uso de armas de fogo. A previsão é que até janeiro os habilitados utilizem o armamento nas ruas.

Em fase final, o processo passa por convênio da Polícia Federal para liberação do porte. Na formatura da segunda turma com 29 guardas nesta quarta, também foi comemorado o aniversário de 12 anos da corporação.
“Cumprimos, efetivamente, com mais uma etapa de evolução da Guarda Municipal e um compromisso com a sociedade maringaense. A segurança é responsabilidade de todos e o município dá sua contribuição”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
O prefeito lembrou dos investimentos no setor que ultrapassaram, na atual gestão, os R$ 4 milhões. Neste período adquiridos 15 veículos, incluindo 2 postos móveis, formações, inauguração de sede, compra de armamento e sanção de estatuto próprio. A lei oferece melhores condições salariais e organiza a autonomia enquanto força auxiliar de segurança.
O comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal, parabenizou o investimento em segurança pelo município e lembrou que a arma deve ser utilizada para “salvar vidas”. Representando a Câmara Municipal, o vereador Sidnei Telles ressaltou o momento como “histórico” e enfatizou o papel da administração na valorização da Guarda.
Já o secretário de Segurança, Clodoaldo de Rossi, ressaltou a importância do trabalho coletivo, sobretudo a união e harmonia das forças de segurança. Também destacou a confiança nos guardas municipais.
Para a habilitação em armas de fogo, os guardas passaram por capacitação de 234 horas-aula com instrutores da Polícia Militar no manuseio de revólveres, pistolas e espingardas calibre 12, além de ações táticas de reação em situações de confronto.
Antes porém, participaram de formação de 558 horas-aula em disciplinas de direito constitucional, administrativo, penal e processo penal; ética e cidadania, direitos humanos, legislação ambiental e de trânsito, sistema de segurança pública, entre outras. Nova turma, com 23 guardas, iniciou o curso este mês. (PMM)

(Foto: Vivian Silva/PMM)
Advertisement
Advertisement