IPTU de 2020 não terá aumento; apenas reposição da inflação

A Prefeitura de Maringá encaminha projeto de lei à Câmara Municipal que apenas repõe a inflação do IPTU de 2020. Considerado os 3,22% do índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), acumulado nos últimos 12 meses (agosto/2018 a agosto/2019). Também serão mantidos os descontos para pagamento à vista, 10% em janeiro e 7% em fevereiro.

Não haverá mudança ainda dos valores dos imóveis da planta genérica e mantida a reposição da inflação para demais impostos, taxas de roçada e locação de equipamentos públicos. Serão lançados R$ 250 milhões, correspondentes a 166 mil cadastros. Os recursos angariados com o IPTU são investidos em obras e serviços, como saúde e educação.
A evolução da receita própria nos últimos 7 meses (mais de R$ 45 milhões comparado ao mesmo período do ano anterior) demonstra um cenário de retomada de crescimento e viabiliza a manutenção de não aumentar, mas apenas repor a inflação.
“Não queremos elevar os tributos e concentrar esses recursos na prefeitura, mas garantir que fique no mercado, fomentando a economia e gerando emprego e renda”, ressalta o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto. (PMM)

Advertisement
Advertisement