Alep faz sessão para homenagear o
Dia Estadual do Médico Veterinário

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza na segunda-feira, a partir das 18h30, sessão solene em homenagem ao Dia do Médico Veterinário, celebrado anualmente em 9 de setembro.

A solenidade, proposta pelo primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), vai reunir órgãos governamentais e entidades de classe que vão promover uma homenagem aos profissionais Luiz Paulo Rigoli e Antonio Roberto Fiani Bacila, que se destacaram no exercício da medicina veterinária em todo o Paraná. De acordo com o parlamentar, a contribuição veterinária para a segurança alimentar e o controle de doenças vai além de sua atuação em clínicas e pet shops que cuidam de animais domésticos nas cidades “Uma profissão de extremo valor com ampla atuação, ainda mais em um Estado como o Paraná que tem no agronegócio a sua principal força econômica. A presença deles no campo é a garantia de maior produtividade e de qualidade dos alimentos”, ressalta o parlamentar.
Rodrigo Távora Mira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná, faz uma defesa da profissão. Ele falou da necessidade dos Conselhos para fiscalização do ensino da medicina veterinária no País na busca pela qualidade dos profissionais. “O Brasil precisa de médicos veterinários de qualidade, comprometidos com a ética e a sociedade, possuidores de uma visão humanista e crítica. Os conselhos garantem esta formação”, disse.
Também serão entregues certificados de Menção Honrosa às entidades representantes dos médicos veterinários no estado. No Paraná, o Dia Estadual do Veterinário é comemorado em 9 de setembro por meio da lei 19.035, de 30 de maio de 2017, que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a data comemorativa. A legislação é de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), do ex-deputado estadual e, hoje, deputado federal Felipe Francischini (PSL) e do ex-deputado Luis Corti. Nacionalmente, o Dia do Médico Veterinário também é celebrado em 9 de setembro em referência a data da assinatura do decreto lei nº 23.133 pelo então presidente Getúlio Vargas, que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. (Eduardo Santana/Alep)
(Foto: Denis Ferreira Netto/Sedest)

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.