O que nós queremos?

De Rosana Hermann, de quem sou fã de carteirinha desde o Farofa, no Twitter:

Alô, você que produz conteúdo bacana e SOFRE. Porque investe tempo, afeto, energia para pesquisar, estudar, entender e divulgar. Você que acredita no conhecimento, na correção e num mundo melhor.
O que vc está sentindo hoje é o que muitos de nós, q somos pré-internet, sempre sentimos. O mundo, a massa, as pessoas, aquelas que movem os ponteiros da audiência, que compram os produtos das prateleiras, que seguem, que clicam, preferem a fofoca à reflexão, a notícia sensacionalista à informação, preferem fake news às notícias de boas fontes.
Sim, os vídeos do youtube com imbecis berrando podem mostrar melhores números que pessoas sensatas ponderando em tom normal de voz, assim como programas sensacionalistas e canalhas da TV, que repetem 3 imagens em loop com um cara vociferando vai hipnotizar mais gente que uma boa conversa com uma qq profissional divertida e inteligente.
E isso não é um fenômeno só de consumo de conteúdo, mas de outras áreas, inclusive a alimentação. Sim, o paladar de muita gente prefere refri+batata chip do que salada de brócoli.
Por que? Porque, a grosso modo, o ser humano prefere o mais básico, mais primário, mais simples, mais fácil, o que requer menos esforço.
O que tiver que pensar menos, mastigar menos, o mais fácil de engolir, de digerir, o caminho mais curto, mais rápido, o que não tem que fazer conta, o que não tem pré-requisito.
A natureza nos explica pela entropia e a gente percebe no dia a dia: demora um puta tempo pra arrumar a gaveta e, em 2 dias, tá tudo bagunçado de novo. Arrumar, organizar, sejam roupas ou pensamentos, informações ou sapatos, demora mais que bagunçar e esculachar tudo.
A pergunta que talvez caiba seja… o que nós queremos? O que você quer pra sua vida?
Porque a resposta, a cada periodo ou momento de vida, para ‘o que você quer’ é o que determina o que você vai fazer para buscar o que você quer, ou, principalmente, o COMO você vai fazer isso.

Advertisement
Advertisement