Mutirão de limpeza no córrego Mandacaru acontecerá no dia 5

O córrego Mandacaru será alvo de mutirão de limpeza no dia 5, em ação promovida pela Coca-Cola Femsa Brasil em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que acontece sempre no terceiro sábado de setembro.

A empresa promoverá quatro mutirões de limpeza nos estados do Paraná (Curitiba e Maringá) e São Paulo (Bauru e São Vicente). Eles devem reunir mais de 600 voluntários para coletar toneladas de resíduo que foram despejados indevidamente no meio ambiente.
O foco dessas ações é a conservação de rios e praias, além de ser um programa de educação ambiental para a comunidade, sendo uma iniciativa que mobiliza milhares de pessoas do mundo inteiro em prol de um único objetivo.
As limpezas terão a parceria da ONG internacional Ocean Conservancy, como também o apoio das prefeituras locais e outros parceiros. “Promover mobilizações e iniciativas de engajamento como essas faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade e da nossa missão de gerar valor econômico, ambiental e social em todos os lugares em que estamos presentes. É uma forma de colocar na prática o nosso compromisso por um mundo sem resíduos. Então, poder contar com parceiros experientes como a Ocean Conservancy e a Ecofaxina fortalece a iniciativa e a relevância junto à comunidade”, explica a Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola Femsa Brasil, Wanessa Scabora.
Todo o material coletado pelos voluntários será catalogado, pesado e fotografado antes de seguir para o descarte adequado. Depois de compilados, os dados serão mandados para centros específicos que darão o fim correto aos resíduos.
Assim como os córregos e ribeirões Ibipitanga, Maringá, Nazareth, Água Diamante, Myosotis, Isalto, Morangueiro, Osório e Guaiapó, o córrego Mandacaru pertence à bacia do rio Pirapó. Abaixo, uma foto da poluição no local em 2011.

Advertisement
Advertisement