Assistência Social discute SCFV

O trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é o tema central da reunião mensal da Câmara Técnica da Assistência Social da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense.

O encontro, realizado em parceria com o Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), ocorrerá amanhã, das 8h30 às 17 horas, no Auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá e Região.
A coordenação das atividades estará a cargo da pedagoga Débora Cristina Rodrigues Capi Bernebé e da assistente Social Dircilene Barbosa da Silva. As duas profissionais são servidoras públicas da Prefeitura de Colorado.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFé um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos, realizando atendimentos em grupo com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

AMBIENTE FAVORÁVEL
De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica, secretária Municipal de Assistência Social de Atalaia, Carla Sibeli Armelim Vilhena, os temas das reuniões são definidos de comum acordo entre as gestoras da área. “Antes de encerrar o encontro, reservamos um tempo para sugerir assuntos que possam ser tratados no mês seguinte”, explica.
Para a chefe do Escritório Regional da Sejuf, em Maringá, Silvana Pazzetto Arruda, o trabalho da câmara técnica, além de capacitar e atualizar os servidores que atuam na Assistência Social dos municípios, estabeleceu um ambiente de intercâmbio de experiências e estreitou o relacionamento entre os secretários. “O colegiado tem sido fundamental para mostrarmos boas práticas e incentivarmos a melhoria dos serviços prestados à comunidade. Também é uma forma de buscarmos soluções para os problemas comuns enfrentados pelas secretarias”, ressalta.

Advertisement
Advertisement