Ortigara receberá projeto de desenvolvimento territorial

No dia 15, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, vai receber os integrantes do Comitê Gestor da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial, em Curitiba, quando será apresentada a proposta de ações a serem colocadas em prática nas 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense.

A agenda foi confirmada nesta quarta-feira, pela manhã, durante reunião do colegiado, realizada na Reitoria da Universidade Estadual de Maringá, com a presença do presidente e do diretor técnico do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Natalino Avance de Souza e Nélson Harger, respectivamente.
Os dois executivos acompanham de perto a evolução dos trabalhos da Unidade Mista. São entusiastas da ideia e têm dado importantes contribuições para que a ideia, que surgiu em um encontro do presidente da Amusep, prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, com reitor e o vice-reitor da UEM, professores Júlio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, no dia 25 de março deste ano, saia do papel e se transforme em uma estrutura de inovação, ampliação de renda e de fixação dos habitantes nos municípios de origem. “Temos que pensar grande, começar pequeno e agir rápido”, defende Natalino. Harger destaca que o Paraná é o berço da inovação tecnológica no campo. “As microbacias, o plantio direto, o sistema integrado de lavoura, pecuária e floresta são exemplos do pioneirismo paranaense”, ressalta.

ONZE SETORES
Em um primeiro momento, foram eleitos onze setores para a atuação da Unidade Mista. Todos voltados para o agronegócio. Estão contemplados a produção sustentável de grãos e de leite; o cultivo de hortaliças e legumes orgânicos; e a criação de gado de corte, do bicho-da-seda e de peixes. O manejo de solos e das águas; o fortalecimento das associações, cooperativas e da agroindústria familiar; o turismo rural também estão previstos. A proposta é atualizar os dados das cadeias produtivas, a partir do aproveitamento do trabalho realizado pela UEM e pelo Instituto Emater, e promover os avanços necessários para tornar os segmentos mais produtivos e competitivos no mercado regional.
O presidente da Amusep afirma que a Unidade Mista “não quer inventar a rodada”. Ao contrário, quer aproveitar a competência instalada em cada uma das instituições integrantes para transformar a realidade e proporcionar um novo clico de prosperidade na região. O reitor da UEM, recém-chegado de uma viagem de estudos pela França, onde teve contato com várias propostas do gênero, declara que a iniciativa vai atuar no presente, mas com os olhos voltados para 20 anos à frente.

QUALIDADE DE VIDA
Idealizada por representantes da UEM, Amusep, Emater, e Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a Unidade Mista tem por objetivo promover o aprimoramento tecnológico, a partir de ações inovadoras, que revertam em mais renda; melhora na qualidade de vida; e contribuam para fixar o homem no campo. (AMusep)

Advertisement
Advertisement