Semana de Geografia começa dia 2

Acontece de 2 a 4 próximos a XXVII Semana da Geografia, um dos mais tradicionais eventos da Universidade Estadual de Maringá, e o V Encontro Regional de Geografia. Na foto, a XXVI Semana de Geografia, realizada no ano passado.

Este ano o tema será “A gestão democrática da cidade e o plano diretor municipal”, e as discussões acontecerão no Anfiteatro Ney Marques. Voltado a acadêmicos, professores do ensino fundamental, médio e superior, além da comunidade em geral, o evento será aberto às 19h do dia 2, com palestra do procurador de justiça Rafael Domingues, que falará sobre “A gestão democrática da cidade”. No dia seguinte, das 13h30 às 17h30, serão apresentados trabalhos acadêmicos e das 19h às 23h haverá mesa-redonda discutindo o Plano Diretor Municipal, sua elaboração e revisão. Participarão Angela Maria Endlich (DGE), Márcio Lorin (arquiteto) e Cristiano Niero Astrath (vereador/geógrafo). Também acontecerá o lançamento do livro “O MST, um outro olhar – o que a mídia não divulga”, do padre João Caruana.
No dia 4 serão realizados minicursos, das 13h30 às 17h30. São eles: “A cidade pensada e planejada para a população LGBT”, tendo como ministrante Margarete Lopes Jung; “Análise Exploratória de Dados”, com Cesar Pereira; “Ação do ser humano na natureza e suas consequências na saúde pública: uma visão regional”, por Raquel Costa Chiao Travenisk e Regivaldo Florentino Rodrigues; e “O Estatuto da Metrópole e as Políticas de Desenvolvimento Urbano-Regional do Paraná”, a ser ministrado por Ana Lúcia Rodrigues.
A XXVII Semana da Geografia e o V Encontro Regional de Geografia têm encerramento previsto para a noite do dia 4, com a realização de nova mesa-redonda, que debaterá os “Instrumentos para o planejamento e gestão democrática da cidade”, com a participação do procurador Rodolfo Vassoler, do vereador e engenheiro Sidnei Telles e da arquiteta Bruna Barroca.

Advertisement
Advertisement