Expressões chulas e vulgares

Falas como as que o senador Flávio Bolsonaro teria usado com a colega Juíza Selma (“vocês querem me f* der, querem f*der o governo”) infelizmente são muito usadas e até por pessoas que se dizem cristãs, religiosas.

Este ‘verbo’ e seus derivativos é colocado em diversos sentidos , mas geralmente significa estupro de diversas situações. Descobrimos que o ex-presidente Lula o usou, quando foi gravado, o mesmo acontecendo com Aécio e tantos outros, mas é comum no dia a dia das pessoas não políticas.
Estou me esforçando e já consegui grande progresso em afastar essas expressões que não têm sentido e podem muito bem serem substituídas, com um pouco mais de elegância,pelo verbo ferrar (quer me ferrar, estou ferrado, me ferrei), graças a textos como este de Joana de Angeles/ Divaldo Franco:
‘Substitui, no teu vocabulário, as más pelas boas palavras. Expressões chulas e vulgares talvez estejam na moda, porém “envenenam o coração”. A palavra é instrumento da vida para a comunicação, o entendimento, e não arma de agressão, violência e vulgaridade. O uso irregular das palavras corrompe a mente e rebaixa o homem. O verbo expressa a qualidade moral do indivíduo. Porque há pessoas que falam bem e são más, não é justo que sendo bom, te apresentes mal. (do livro Vida Feliz)
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement