‘Lula livre’, ou…

…Lula preso. O pedido de liberdade feito pelo Ministério Público surpreendeu aos que defendem a liberdade de Lula, mormente depois que o próprio Lula disse que não quer a sair da cadeia.

Cadeia? Provavelmente de todos os presos tivessem as mesmas condições de cadeira do ex-presidente, também não quisessem a liberdade, especialmente os mais pobres.
Alguns dizem que o problema seria que Lula teria que trabalhar para ter o direito. Teria também que pagar a multa a que foi condenado, algo em torno de R$ 4 milhões, salvo engano. Além do mais usaria tornozeleira eletrônica e ele já disse que só bandidos, ladrões, usam tornozeleiras, então.
Penso que não se pode exigir que um aposentado de mais 70 anos que trabalhe. Quanto à multa, poderia ser executada, com amplo direito de defesa. Tornozeleira? Pode ser dispensada, afinal Lula não é bandido, nem ladrão.
E se ele não quiser mesmo sair? Penso neste caso poderia haver uma condução coercitiva até São Bernardo do Campo e em caso de novas condenações que ele fique em prisão domiciliar, mesmo.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement