Campos de flores no Paraná encantam os turistas

O Paraná é um dos grandes produtores de flores do Brasil, atividade que também atrai turistas e a população local. Além de ruas floridas – quem não se encanta com os famosos ipês e praças coloridas em Curitiba e outras cidades – há campos de flores em diversas regiões do Estado, paisagens que rendem passeios encantadores e belas fotografias.

As principais regiões de cultivo estão localizadas em Cascavel, Marialva, Peabiru, Maripá, Campo Mourão e Uniflor. “As produtoras, além de contribuir com o PIB do Estado, recebem visitantes em suas propriedades, atraindo muitos turistas nessa época, na estação que transmite alegria em nossas cidades”, destaca o diretor técnico da Paraná Turismo, Rafael Andreguetto.

ROSAS
A cerca de 410 quilômetros de Curitiba, na região Noroeste, Marialva conquista visitantes de todo o mundo. Plantações de rosas chamam a atenção pela diversidade e cores. A cidade oferece roteiros de visitação a estufas em diversas propriedades para conhecer todo o processo de cultivo das espécies e suas curiosidades.
No município, aproximadamente 30 produtores se dedicam ao cultivo de flores e plantas ornamentais. A cidade é a segunda maior produtora de rosas do Estado, atrás apenas de Cascavel.

ORQUÍDEAS
“Maripá, a cidade das orquídeas”. O slogan do município localizado no Oeste do Paraná já diz tudo. Várias espécies estão por todo canto – em árvores, como decoração nas casas, festas ou até mesmo em nomes de ruas.
A prefeitura trabalha constantemente na revitalização das orquídeas das vias públicas e incentiva a criação de estufas para atrair mais visitantes à cidade.

GIRASSÓIS
Os girassóis enfeitam os campos de Londrina nesta época do ano. Quem passa pela zona Leste da cidade, mais especificamente na Avenida Robert Koch, contempla o gigantesco jardim com as flores que acompanham o ciclo do sol. A flor amarela mais famosa, que já foi registrada em músicas e pinturas, conquista moradores da região e turistas que aproveitam para fazer filmagens, selfies e até books de casamento com o belo cenário.

IPÊS
A flor de ipê, denominada por lei a flor nacional do Brasil em 1978, enfeita as ruas de muitas cidades, principalmente de Curitiba e Maringá. Com quatro cores diferentes – amarelo, rosa, lilás e branco – as árvores também garantem lindas imagens com a cara da primavera. Os ipês, encontrados em diversas regiões dessas cidades, dão vida a residências, parques, praças e ruas.

PARQUES
O Jardim Botânico de Curitiba recebe a primavera com um novo plantio de flores que colorem ainda mais o local, um dos cartões-postais mais famosos da Capital.
Criado à imagem dos jardins franceses e inaugurado em 1991, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. A marcante estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água.
Curitiba também oferece quase 30 outros parques para serem visitados durante todo o ano e que também fazem parte do roteiro na primavera, estação que segue até 22 de dezembro.

VIAJE PARANÁ
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e pela TV Paraná Turismo, o Portal Viaje Paraná (http://www.viajeparana.com) concentra todas as informações turísticas das cidades paranaenses que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro.
O site tem dicas e roteiros de viagem para mais de 120 municípios e a intenção é disponibilizar, até o final do ano, informações sobre os 283 destinos com potencial turístico no Estado.
A plataforma é atualizada diariamente com dicas de passeios, hospedagem e gastronomia das cidades, além de trazer fotos e vídeos dos locais que podem ser visitados. Há opções para todos os gostos e bolsos, do turismo religioso a destinos para famílias e casais, além de alternativas de aventura, natureza e praia. Possui ainda páginas exclusivas sobre o Litoral e o Estado, com informações gerais sobre lugares mais visitados e dicas.
O portal oferece também um calendário com as principais festas e atrações das cidades paranaenses nos destinos turísticos. Outro diferencial é a possibilidade de verificar a quilometragem de um ponto a outro por meio da calculadora de distâncias, o que permite programar melhor o roteiro desejado. A página está disponível em português e já conta com 70 destinos traduzidos para o inglês. O acesso pode ser via computador, tablet ou celular. (AEN)

Advertisement
Advertisement