Minoria dos cursos de Direito consegue formar a maioria
dos seus estudantes, aponta RUF

Apenas 51 escolas que oferecem curso de direito, entre as quase mil do Brasil, conseguem aprovar mais de 50% de seus alunos no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Do Paraná, somente a Universidade Federal do Paraná aparece entre as dez instituições que mais aprovam na OAB. A informação é de Luciana Alvarez, Sabine Righetti e Estêvão Gamba, na Folha de S. Paulo.
Os dados são de um novo indicador do RUF (Ranking Universitário Folha). Das 897 instituições de ensino superior que tiveram ex-alunos prestando a prova, 721 (80%) têm aprovação na OAB menor do que 25%. Foram contabilizados estudantes e egressos que se submeteram ao exame da OAB entre 2015 e 2017.
A aprovação é exigida para o exercício da advocacia no país. Para representantes da OAB, o problema começa com o excesso de cursos de direito. “Há uma criação desmedida desses cursos, em locais inadequados, haja vista a ausência de estrutura para formação e inserção dos egressos no mercado”, afirma o secretário-geral, José Alberto Simonetti. Leia mais.

Advertisement
Advertisement