Resultado da eleição do Sismmar deve ser conhecido de madrugada

O resultado da eleição do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá, que começou ontem e termina até as 19h de hoje, será conhecido possivelmente no início da madrugada, segundo informou a comissão eleitoral (foto).

São ao todo 29 urnas, sendo 11 fixas e 18 itinerantes, as quais compreendem um universo de 5.520 eleitores filiados aptos a votar. Quem não votou ainda tem tempo de ajudar na escolha da diretoria que comandará o Sismmar pelos próximos quatro anos. Para votar, o servidor filiado precisa comparecer à urna munido de documento com foto.
O processo eleitoral envolve, diretamente, cerca de 250 pessoas. Esse número inclui membros da comissão rleitoral, servidores que disputam o pleito (cada chapa tem até 28 inscritos), mesários (três em cada urna) e fiscais.
Os votos serão apurados no ginásio da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá. A comissão eleitoral espera que todas as urnas cheguem ao local até as 20h.
Superada essa etapa, começará então a ser feito o cruzamento das listas de votação. Essa checagem é indispensável para eliminar votos em duplicidade e irregularidades que possam ter ocorrido.
Como o cruzamento das listas pode levar horas, como ocorreu no pleito de 2015. Então, segundo membros da comissão, não há como prever o horário do início da apuração, só a certeza de que a contagem dos votos prosseguirá na madrugada de quarta. Se nenhuma chapa conquistar 50% mais um voto, haverá segundo turno nos dias 21 e 22 de outubro. (Via Sismmar)

(Foto: Luiz Fernando Cadoso)
Advertisement
Advertisement