Alcoólico?

Ouvi e li, até de um ministro do STF que o ex-PGR Janot, teria o costume de usar álcool, inclusive durante o trabalho. Alcoolismo é um problema de saúde pública que afeta muitas pessoas.

A propósito, o (*) Desam – Departamento de Socorro aos Alcoólicos de Maringá – apresenta 15 questões. Você pode responder, caro leitor?
1- Tente ficar 30 dias em por uma gota de álcool na boca, se for penoso… 2- Tem usado álcool excessivamente? 3- Bebe para fazer confidências, ou enfrentar problemas? 4- Aborrece as demais pessoas quando bebe? 5-Necessita beber de manhã? Tem necessidade de um trago matutino? 6- Bebe sozinho? 7- Perde muito tempo de suas atividades bebendo? 8- Já teve oportunidade de esquecer os atos praticados sob ação da bebida, quando os efeitos desta passaram? 9- Já teve vontade sincera de parar de beber e não conseguiu? 10-Tem tremores quando interrompe a bebida? 11- Tem necessidade de beber escondido? 12- Já bebe no emprego, ou tem necessidade de beber durante a jornada de trabalho?13- Não consegue parar no primeiro gole? 14- Acordo com ligeiros tremores nas mãos e tem dificuldades em se barbear? Bebe um gole após outro, avidamente?
Quem responder sim a apenas uma dessas perguntas, precisa preocupar-se e procurar ajuda, informa o Desam, pois é provável que já seja um alcoólico. Quanto ao Janot, não se base de ele tinha vontade de usar álcool nas sessões no supremo, e em seguida riscar um fósforo. Não acredito que tomasse cerveja com Gilmar Mendes.
PS – O Desam é vinculado à Amem – Associação Espírita de Maringá.
Akino Maringá, colaborador

(Foto:Marcos Santos/USP Imagens)
Advertisement
Advertisement