Maringá recebe credenciamento provisório do parque tecnológico

O credenciamento provisório ao parque tecnológico da Tecpar em Maringá será entregue hoje, por volta das 12h30, na Acim. O presidente do órgão, Jorge Callado, acompanhado de diretores do Tecpar, fará a entrega e lança o edital de pré-qualificação para as empresas que poderão compor o parque tecnológico.

Ontem o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou ontem os certificados de credenciamento provisório para 18 parques tecnológicos do Paraná. O objetivo é criar ecossistemas mais unificados e sofisticados para empresas, incubadoras e instituições de pesquisa compartilharem conhecimento, equipamentos e recursos. A partir desse credenciamento, eles também poderão acessar recursos estaduais. O Parque Tecnológico da Saúde, do Instituto de Tecnologia do Paraná, foi um dos parques que recebeu o certificado.
A entrega das certificações aconteceu na abertura da Semana Paraná Inovador, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O governador afirmou que a administração estadual precisa unir a produção científica das universidades (estaduais e privadas), as estruturas municipais e o setor privado em prol de uma agenda que gere soluções mais eficientes e inovadoras para as diversas áreas, na educação, saúde, turismo e agronegócio.
“O Paraná passar a ter um ecossistema de novas tecnologias. Já temos cidades polo como Curitiba, Pato Branco, Londrina e Guarapuava apostando nessa iniciativa. Outras cidades têm atraído jovens e empresas. O Paraná precisa estar antenado ao que o mundo vem fazendo”, explicou Ratinho Junior.
Para Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar, o reconhecimento a quem empreende nos parques tecnológicos, com bases científicas adequadas, pressupõe desenvolvimento econômico e social. “Geram inclusão social, sustentabilidade e empregos de alta performance. O Tecpar tem uma estrutura em Curitiba, Maringá e Araucária. Temos uma vertente importante na área da saúde com a produção de vacinas, medicamentos e antígenos e também vamos focar em energias renováveis e agrotecnologia”, disse.
A comissão de credenciamento, instituída para avaliar as iniciativas, realizou visitas a todos eles em julho a fim de identificar o potencial das iniciativas de se tornarem parques tecnológicos, de forma a valorizar e fortalecer o ecossistema de inovação do Paraná. Agora, o Estado passa a concentrar, de maneira organizada, metade dos parques tecnológicos do Sul – 18 de 37. O certificado de credenciamento provisório tem um prazo de validade de dois anos.
A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior atua no monitoramento e orientação sobre financiamento, formas de gestão e áreas estratégicas de desenvolvimento desses parques tecnológicos. O credenciamento foi realizado pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), órgão que congrega 40 entidades, sob a coordenação conjunta da Superintendência de Ciência e Tecnologia e da Secretaria da Fazenda.
O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, explicou que o objetivo foi de inventariar os parques tecnológicos para ajudar a acelerar os seus estágios de desenvolvimento. “Para o Estado, esse esforço de criar um parque é reconhecido. Cada uma das 18 iniciativas receberá um manual de orientações dos próximos passos. Em que estágio se encontram e o que se espera para se ter um parque ainda mais tecnológico. Queremos a conexão efetiva entre conhecimento e oportunidade de negócios para gerar conhecimento”, afirmou.
Os parques tecnológicos são públicos e privados e ficam localizados em cidades onde existem universidades públicas e instituições privadas. “As sete universidades estaduais são fundamentais nesse processo porque o que caracteriza a sua existência é a produção do conhecimento”, complementou Bona. Segundo ele, os parques também poderão acessar o sistema paranaense de financiamento (BRDE e Fomento Paraná) ou receber investimentos por concorrências de editais.
José Maurino de Oliveira Martins, secretário-executivo do Separtec, disse que o intuito é estruturar políticas públicas para os parques tecnológicos. “Um parque é a aproximação da pesquisa aplicada, setor produtivo com demanda e o governo com seus instrumentos. Quando se une esses três atores, há um ecossistema minimamente organizado”, afirmou.
A tecnologia utilizada para o desenvolvimento do sistema de credenciamento foi resultado de uma parceria inédita entre a SIG Combibloc e o Sebrae, que viabilizou financeiramente a cobertura dos custos diretos para a elaboração e implantação do sistema.
Foram desenvolvidas ferramentas como o manual de boas práticas, o instrumento de credenciamento e o modelo de credenciamento e avaliação. Entre as 18 iniciativas, 6 já estão em operação, 2 em fase de reestruturação e 10 na etapa de planejamento e implantação.

PARQUES
Foram credenciados o Parque de Software (Curitiba); Tecnoparque da PUC-PR (Curitiba); Vale do Pinhão/Curitiba Tecnoparque (Curitiba); Parque Tecnológico da Saúde, do Tecpar (Curitiba); Fundetec (Cascavel); Parque Tecnológico de Cornélio Procópio; Parque Tecnológico de Itaipu (Foz do Iguaçu); Cidade dos Lagos (Guarapuava); Parque Tecnológico do Norte Pioneiro (Jacarezinho); Parque Tecnológico de Londrina; Parque Tecnológico de Maringá; Parque Cientifico e Tecnológico de Medianeira; Parque Tecnológico de Agroinovação (Paranavaí); Parque Tecnológico de Pato Branco; Parque Tecnológico de Ponta Grossa; Biopark (Toledo); Parque Tecnológico de Umuarama; e o Parque Tecnológico Virtual do Paraná.(C/ AEN)

Advertisement
Advertisement