Cineasta Rodrigo Grota ministra
curso de direção em Maringá

O projeto Casa de Cinema, da Secretaria de Cultura de Maringá, apresenta sábado o cineasta Rodrigo Grota. Ele dará curso de “Direção audiovisual”, no Centro de Ação Cultural. A inscrição vai até amanhã, 18, e é gratuita. Precisa ter cadastro na plataforma Maringá Cultura.

Grota é diretor do premiado “Leste Oeste”, exibido no exterior e circuito comercial brasileiro esse ano, incluindo Maringá. “Vou apresentar aspectos teóricos e práticos da direção para cinema, da pré-produção, no set e na finalização. Mesclando exposição de conteúdo e exercícios práticos”, comenta Grota sobre o curso maringaense.
Entre os tópicos do curso que tem oito horas aula estão dramaturgia, construção visual e concepção sonora. Sobre dirigir a cena ele falará das relações de tempo/espaço, direção de atores e a direção na montagem.
O londrinense Grota já tem mais de 20 obras na filmografia e trabalha em outros quatro projetos que estrearão até 2021. Atualmente filma a serie “Cientistas Brasileiros”, que estreará no Canal Curta em 2020. São cinco episódios, dois rodados nos Estados Unidos. Também faz a pós-produção do longa de sci-fi “Passagem Secreta” que estreará no começo de 2020. E ainda dois curtas – “A primeira manhã” e “A última noite” – que estreará em dezembro no Centro Cultural Sesi, em Londrina. Além da cinebiografia do escritor Lima Barreto.
A Casa de Cinema surgiu no Plano Municipal de Cultura atendendo demanda do setor audiovisual pedindo qualificação. “É como uma escola municipal de produção. Faz parte do Programa Forma & Arte criado no ano passado para promover a profissionalização e capacitação dos agentes culturais da cidade de todos os segmentos artísticos”, comenta o secretário de Cultura, Miguel Fernando, que já pensa na agenda para 2020. (PMM)

Advertisement
Advertisement