Cidade amiga dos animais

O tratamento dispensado aos animais pela gestão municipal também contribui para que Maringá se posicione com destaque em recorrentes pesquisas nacionais sobre qualidade de vida. Alcançou assim a condição de ‘pet friendly’, cidade ‘amiga dos animais’. Secretaria específica aplica políticas de enfrentamento do problema.

A mais recente ação em defesa da causa foi o cancelamento de shows pirotécnicos no fim do ano, durante as festividades natalinas. Atendendo a ONGs, que reforçaram o sofrimento dos animais com a explosão de fogos de artifício, a prefeitura decidiu reduzir de cinco para um espetáculo, no revéillon.
Aplicativo que facilita o acesso a castrações também reforça o conjunto de ações em defesa dos animais. Lançado em maio pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, o app Petis registrou mais de 4,2 mil pedidos e quase 1,1 mil castrações já foram realizadas. Outras 714, já aprovadas, aguardam procedimento.
A ‘Praça do Bem′’, localizada em área central da cidade, ganhou este nome após reforma. O local, já usado por ONG para realização de feirinhas de adoção, ganhou estrutura mais adequada, segura e confortável para a realização dos eventos, além de se converter em mais um espaço de convivência.
Ambulância para transporte de animais de rua para clínicas conveniadas junto a instituições de ensino superior é outro avanço da política dispensada pelo município aos animais. Em fase de análise jurídica, o ParCão será área de convivência e lazer de animais, equipamento inédito na cidade. Além de diversas outras iniciativas de segmentos comerciais ou autônomos.
O conceito “pet friendly” (amigo do animal) é aplicado em locais onde os bichos de estimação são bem vindos. Ao contrário de há alguns anos quando os animais era proibidos em qualquer lugar, hoje os estabelecimentos aceitam como prática de respeito aos pets. (PMM)

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
Advertisement
Advertisement