Vigilância Sanitária flagra médico terceirizado com material cirúrgico reutilizado no Hospital Municipal

A Vigilância Sanitária estadual constatou hoje, durante visita de rotina ao Hospital Municipal de Maringá, que um médico contratado pelo município usava material cirúrgico reutilizado em procedimentos.

O fato foi repassado às autoridades policiais. No mês passado a Operação Autoclave, da Polícia Civil, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão também relacionados ao esquema de reutilização de materiais cirúrgicos.

As investigações da Autoclave começaram em março, em Ponta Grossa, À época, a polícia informou que havia indícios de atuação dos suspeitos em vários município, como Campo Mourão, Cianorte, Pato Branco e Francisco Beltrão.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nota nesta noite sobre o ocorrido. Na nota, condena a reutilização de materiais cirúrgicos, “entendendo que esse procedimento é um crime contra a saúde pública” e que vai apurar as circunstâncias da reutilização de instrumento cirúrgico em cirurgia no Hospital Municipal.

“O caso envolve um prestador de serviço, portanto, um médico terceirizado e sua instrumentadora cirúrgica. O contrato de prestação de serviço será rescindido. Esclarece ainda que é rotina o médico utilizar-se de instrumentais próprios em cirurgias, sendo que determinados materiais são de uso único, o que significa que devem ser descartados após o procedimento, não sendo permitida a reutilização em nenhuma circunstância. Esses materiais variam de acordo com a cirurgia. O Hospital Municipal exercita rígidos controles de todos os protocolos de atendimento médico, mas reconhece que é necessário refiná-los ainda mais para evitar condutas inaceitáveis como essa. Os procedimentos de apuração internos, já foram instaurados, para apontar todos os responsáveis. A Secretaria de Saúde já disponibilizou todas as informações solicitadas pelos órgãos investigatórios e reitera que igualmente tem absoluto interesse em esclarecer todos os fatos”, diz o comunicado.

Advertisement
Advertisement