Programa habitacional

O clima estava descontraído nesta manhã no paço municipal, quando o prefeito Ulisses Maia assinou o primeiro contrato para construção de 176 apartamentos do programa habitacional Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), que promoverá a ocupação de áreas urbanas vazias com moradias de valor acessível.

As unidades habitacionais serão destinadas a famílias cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida. Os lotes compreendem áreas dos bairros: São Domingos, Ouro Cola, Gleba Ribeirão Pinguim, Atami, Espanha, Madrid, Ney Braga, Mandacaru, Gleba Patrimônio Maringá, Gleba Ribeirão Morangueiro, Loteamento Bom Jardim (avenida Guaiapó) e Recanto dos Magnatas.

Ao assinar o primeiro contrato para construção de 176 apartamentos pelo programa Minha Casa Minha Vida, o prefeito Ulisses Maia dác início a um ousado programa habitacional com potencial construtivo estimado em 15 mil unidades. O empreendimento será construído no Jardim San Remo e 88 unidades são reservadas para famílias com renda de até R$ 2,6 mil.

O empreendimento é o primeiro de uma iniciativa inédita de política habitacional para ocupar terrenos vazios dentro de áreas urbanizadas. Busca atender famílias de baixa renda com moradias construídas em locais com infraestrutura completo e a acesso a diversos serviços já em funcionamento no entorno. Na prática, representa o uso racional das chamadas Zonas Especiais de Interesse Social, previstas no Plano Diretor e na Lei de Zoneamento.

Por meio de chamamento público, lotes particulares foram transformados em zonas de interesse social. Ao mesmo tempo que o proprietário amplia seu potencial construtivo com a possibilidade de empreendimentos verticais, as unidades são comercializadas por valores abaixo do mercado.

Diferente da tradicional prática de construções para classes populares em regiões periféricas, as habitações se encontram em áreas centrais. A prioridade é atender a fila de habitação do município que tem mais de 7 mil famílias e com cadastros do início da década de 1990. (C/ PMM)

Advertisement
Advertisement