Promapa começa amanhã

Encontro define cronograma para realizar mapeamento de ocupação do solo na região da Amusep

Técnicos do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná reúnem-se nesta terça-feira com secretários municipais da Agricultura, Meio Ambiente, Obras, Desenvolvimento Econômico e com servidores dessas respectivas áreas.

O objetivo do encontro a ser realizado, a partir das 14 horas, no Auditório Hélio Moreira, localizado na Prefeitura de Maringá, é definir o cronograma para a elaboração do Mapeamento Temático Integrado de Uso e Ocupação do Solo do Estado do Paraná (Promapa), na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

O Promapa é um amplo e rigoroso levantamento georreferenciado, que usa imagens de satélite e levantamento de dados no campo, para apresentar um perfil socioeconômico da atividade agropecuária regional. Com o relatório, os gestores públicos têm uma visão panorâmica da realidade atual e podem propor políticas para impulsionar determinado segmento ou buscar investimentos que resultem em mais renda e empregos.

Além dos secretários e servidores municipais, o mapeamento vai mobilizar os quadros funcionais do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, das cooperativas agroindustriais, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá.

O presidente da Amusep, prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva (na foto, com o deputado estadual Dr. Batista), destaca que a procura pela realização do Promapa, na região, começou na gestão 2018, sob a Ppresidência do prefeito de São Jorge do Ivaí, André Luís Bovo. “O levantamento foi feito nas áreas da Amerios (Associação dos Municípios do Entre Rios, com sede em Umuarama) e da Amenorte (do Médio Noroeste do Paraná, Cianorte) e, pela riqueza de informações, fomos buscar as condições para viabilizar o mapeamento para nossas cidades”, ressalta.

Advertisement
Advertisement