Estreia documentário que
homenageia servidores municipais

Estreia hoje o documentário “Nós, servidores”. Exibição com entrada gratuita será no Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal, às 15h.

O vídeo, de 71 minutos, é dividido em 10 capítulos e apresenta a história de 19 servidores municipais desde a primeira gestão no começo da década de 1950, além de depoimentos de dois pesquisadores. “Queremos preservar a memória e reconhecer o esforço e comprometimento desses trabalhadores”, comenta o diretor Felipe Halison.

Depois da exibição de estreia, o documentário será disponibilizado nas páginas da Prefeitura de Maringá no YouTube e Facebook.
A produção gravou 35 horas entre entrevistas e cenas da cidade durante seis meses. A jornalista e roteirista Juliana Daibert entrevistou servidores. O video tem legenda e versão em Libras. Também foram usados videos, fotografias, audios e acervos das famílias dos funcionários.

O documentário tem registros históricos importantes. Como o primeiro servidor público municipal, Antônio Mario Manicardi. Ele comenta sobre o primeiro prefeito maringaense, Inocente Villanova Junior, gestão entre 1953 e 1956. Participam o pesquisador e professor da UEM William Borges e a cientista política Carla Cecília Almeida. O historiador João Laércio Lopes Leal, da Secretaria de Cultura, também fala, mas como um dos servidores homenageados. Halison cita que o conceito artístico mostra uma viagem no tempo. Como o importante trabalho dos funcionários para transformar a prefeitura como a principal instituição da cidade, que hoje tem 13 mil servidores.

O documentário “Nós, servidores” foi produzido pela RPS Produtora de Vídeo. Foi contemplado no Prêmio Antônio Mario Manicardi, da Secretaria de Cultura de Maringá. (PMM)

Advertisement
Advertisement