Botão do pânico será
entregue a 50 mulheres

A segurança de mulheres vítimas de violência será intensificada com dispositivo conhecido como ′botão do pânico′ viabilizado pela Prefeitura de Maringá.

Serão entregues 50 dispositivos, por até 12 meses, às mulheres sob medida protetiva. Ao acionar o botão será emitido um alerta aos guardas municipais da Patrulha Maria da Penha que se deslocarão imediatamente ao local de origem do aviso. A previsão é que sejam entregues no começo de dezembro.

O dispositivo, com 4,5 cm de altura e largura, após acionado, além de emitir a localização da vítima, realiza gravação de áudio. As mulheres que receberão o botão serão selecionadas pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher) junto a 5ª Vara Criminal de Maringá.

Dados da Semulher apresenta que até agosto deste ano foram emitidas 602 medidas protetivas. No ano passado foram registrados 998 pedidos, contra 678 em 2017.

A diretora da Semulher, Ana Nerry, explica que o aumento dos números de medidas protetivas é importante, porque indica que as mulheres estão encorajadas a denunciar, permitindo ações pontuais de combate a violência. A violência psicológica e física corresponde a mais de 50% dos casos.

“O dispositivo contribuirá para a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, sendo mais uma ação de enfrentamento à violência contra a mulher no município, resgatando a segurança dessas vítimas”, diz a diretora. (PMM)

Advertisement
Advertisement