Deputados criticam possibilidade
de extinção de municípios

Entre os deputados estaduais paranaenses que criticaram a possibilidade de extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e que não tenham arrecadação própria superior a 10% de suas receitas estão Luiz Claudio Romanelli e Ademar Traiano.

Para Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa, a proposta é “descabida”, “um desrespeito” e foi elaborada por burocratas que não conhecem a realidade brasileira.

“Deveríamos estar debatendo maneiras de fortalecer essas cidades. A extinção desses municípios vai precarizar os serviços públicos e prejudicar centenas de milhares de pessoas que vivem nas áreas rurais do país”, disse Romanelli nesta quarta-feira (6).

O presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), disse que a PEC é preocupante e não deve prosperar no Congresso. “Nós conhecemos a realidade do Paraná e é bem diferenciada de outras regiões do país. Temos municípios, na faixa de 4 mil habitantes, muito bem estruturados. Vejo com muita preocupação esse projeto de iniciativa do Governo Federal”, relatou. “Acho que é preciso rever algumas situações, até porque o prejuízo para a população será muito grande. Creio que essa matéria terá dificuldade para ser votada, tanto na Câmara quanto no Senado”, completou.

No Paraná, conforme a proposta, podem ser extintos entre 64 e 100 municípios e no país, 1.254 cidades podem perder a autonomia político-administrativa.

(Foto: Orlando Kissner/Alep)

Advertisement
Advertisement