Capacitação para pregoeiros

Curso capacita servidores das prefeituras da região
da Amusep a realizarem pregão eletrônico

Os exercícios práticos demonstraram como usar as ferramentas disponíveis e proporcionaram segurança na alimentação dos dados necessários para a realização de pregões eletrônicos, a partir do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg), que administra o Portal de Compras do Governo Federal, conhecido como Comprasnet.

A conclusão é dos participantes do curso ministrado pela pregoeira de Francisco Beltrão, Nádia Aparecida Dall Agnol, de 11 a 13 últimos, na sede na sede da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, em Maringá. A capacitação reuniu os responsáveis pelas compras das prefeituras das 30 cidades da área de abrangência da Amusep.

Para a pregoeira de Ourizona, Márcia Schinaider, o treinamento foi “proveitoso”. Principalmente, porque ela, ainda, desconhecia a operacionalização e os recursos do Comprasnet. “A dinâmica do curso, com o acesso, em tempo real, foi fundamental para criarmos uma intimidade com o manuseio do sistema”, destaca.

Marco Aurélio Pereira, de Atalaia, ressalta que as atividades práticas serviram para quebrar as “resistências” dos profissionais que nunca tinham tido contato com o Siasg, nem realizam pregões eletrônicos nos municípios deles. “Na nossa prefeitura já adotamos as compras online, mas a maioria, ainda, organiza, apenas, as licitações presenciais”, comenta.

O treinamento foi considerado proveitoso

Márcia e Marco Aurélio elogiam a capacidade da instrutora em transmitir o conhecimento. “A Nádia domina o assunto e passa segurança para os participantes acessarem o sistema”, afirma o pregoeiro de Atalaia. A colega de Ourizona acrescenta que a “professora” explica o conteúdo de forma fácil e acompanha o passo a passo da execução das tarefas necessárias para validar e promover os pregões eletrônicos. Os dois concordam, também, que a modalidade virtual dificulta a participação dos fornecedores locais. Grande parte com pouca experiência e até com certo temor de usar os meios eletrônicos para vender produtos ou serviços para o poder público.

GOVERNO FEDERAL – Nádia Dall Agnol recorda que os pregões eletrônicos passaram a ser uma obrigação para a realização de compras com recursos do Governo Federal. Avalia, no entanto, que, em breve, a regra será válida para as licitações feitas com os repasses do Estado. “É um caminho sem volta”, resume. Ela cita que o Comprasnet é gratuito, o que facilita o acesso por todas as prefeituras. “É um sistema bem estruturado, completo e de fácil aprendizado para operacionalizá-lo”, declara. Ela espera ter conseguido esclarecer as principais dúvidas e informa que vai acompanhar o grupo pelos próximos meses. “Criamos um canal de comunicação permanente para as eventuais dificuldades na execução real do pregão”, frisa. (Amusep)

Advertisement
Advertisement