Entidade com falsa ligação com a ONU distribui condecorações

Uma instituição brasileira chamada Parlamento Mundial de Segurança e Paz, na sigla em inglês WPO (World Parlament of Security And Peace), vem premiando pessoas em nome da ONU (Organização das Nações Unidas) sem ter ligação com a entidade internacional.

Uma das medalhas entregues pela entidade traz erro na palavra em inglês word (que significa “palavra”) escrita no lugar de world .

Desde janeiro, o grupo não faz mais parte da lista de instituições vinculadas à organização mundial, mas usa o falso vínculo na entrega de honrarias. Uma de suas integrantes, Veruska Rodrigues, concorreu nas eleições de 2018 pelo PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Veruska, autointitulada “Embaixadora Humanitária da Paz pela ONU”, continua homenageando pessoas com o título “Benfeitor da Humanidade” em nome da Organização das Nações Unidas. Leia mais.

O caso lembra o ocorrido 10 anos atrás, quando o então ministro da Saúde, José Serra, foi homenageado pela ONG Organização Mundial da Família. Segundo este site, com informações de O Estado, no dia seguinte à homenagem descobriu-se que a “dona da ONG responsável pela indicação de José Serra está mais ficha policial.

A solenidade não foi no plenário do Conselho Geral da ONU, e sim numa sala emprestada, como aconteceu no final do governo Beto Richa, para onde se deslocou uma comitiva.

“Em seguida, a própria ONU tratou de esclarecer que não tem qualquer relação com a ONG World Family Organization (WFO-Organização Mundial da Família) que agraciou Serra com o tal prêmio. A ONG amiga é presidida no Brasil por Deisi Noeli Weber Kustra, uma curitibana da gema, que tem problemas com a Justiça em Curitiba e Aracaju”, diz o texto.

Anos depois, a mesma entidade homenageou o então ministro da Saúde, Ricardo Barros, e deu um inusitado título de “embaixadora” à sua mulher. Foi em retribuição aos mais de R$ 100 milhões da saúde repassados para a contrução do Hospital da Criança de Maringá.

Advertisement
Advertisement