Arilson Chiorato sai em defesa
dos pequenos municípios

Recentemente, o governo federal anunciou a chamada “PEC do novo Pacto Federativo”, que prevê entre outras coisas a extinção de municípios cuja população seja de até 5 mil pessoas e onde a arrecadação em impostos seja inferior a 10% do total de receitas.

Preocupado com pelo menos 64 municípios do Paraná que podem ser extintos com a medida, o deputado estadual Arilson Chiorato saiu em defesa das milhares de famílias que podem ser impactadas com essa medida.

“É um verdadeiro absurdo pensar a política dessa maneira. Municípios não são existem para dar lucro ao Estado e sim para oferecer os direitos e garantias básicas do cidadão. Fazer uma proposta assim é desconhecer totalmente a realidade das pessoas que vivem no interior”, afirma.

O deputado também lembra que, caso esses municípios deixem de existir oficialmente, sendo rebaixados a distritos de outros municípios, a população vai sofrer diretamente o impacto em diversos setores, como saúde, educação e segurança pública.

“Precisamos pensar em políticas para desenvolver esses municípios, visando o progresso, a excelência nos serviços básicos no serviço público, geração de emprego e renda, entre outras medidas. Extinguir municípios é um grande retrocesso!”, pondera o deputado.

Arilson Chiorato afirma que a articulação contra essa medida depende de vários setores, mas que as pessoas que realmente devem ser ouvidas são as que vivem nessas localidades.

“A AMP já se posicionou totalmente contrária a esse absurdo. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), também já anunciou um grande trabalho de articulação com os deputados da casa para barrar essa medida, há também outras entidades e lideranças que também já anunciaram ser contra esse absurdo. Agora precisamos dialogar diretamente com as pessoas que serão afetadas, ou seja, os moradores e moradoras desses municípios”, explica.

TODOS PELOS PEQUENOS MUNICÍPIOS – Na tarde de hoje, Arilson participou de um evento com a Associação dos Municípios do Paraná, com a presença de prefeitos, vereadores, lideranças e entidades, onde foi debatida essa proposta.

“Reafirmo meu compromisso com os pequenos municípios, e lutaremos incansavelmente para que essa aberração não seja aprovada. Lançamos na internet uma petição online para que possamos mobilizar o máximo de pessoas possível”, pontua Chiorato.

Para assinar a petição do deputado, basta acessar o link: https://tinyurl.com/contrafimdosmunicipios

Assessoria de Comunicação

Advertisement
Advertisement