Plano vai reorganizar trânsito e tornar cidade mais humana e sustentável

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá realizou ontem à noite a primeira audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob).

Até setembro de 2020 serão realizadas mais 15 reuniões, audiências e oficinas para discutir problemas e soluções para o trânsito. O trabalho é feito pela empresa mineira Cidade Viva, vencedora da licitação. O plano será anexado ao Plano Diretor.

A empresa já realizou estudos cidades do Brasil, como Guarulhos (SP), com 600 mil habitantes, e Aracaju (SE), com mais de 1,3 milhão. “Maringá é uma cidade mais estruturada que as que temos trabalhado. Vamos propor medidas entre curto e longo prazo”, explica o diretor da Cidade Viva, Ricardo Mendanha. Também participou o coordenador de pesquisas da empresa, André Barra.

Gilberto Purpur (foto), secretário de Mobilidade Urbana, aponta que o plano vai interferir em toda a cidade, acrescentando que a iniciativa corrigirá erros na distribuição de fluxo de veículos e pedestres, ciclistas e motoristas, além de reorganizar o trânsito segundo perspectivas futuras. “A ideia é planejar uma cidade mais humana e sustentável”, afirma. (PMM)

(Foto: Vivian SIlva/PMM)

Advertisement
Advertisement