China anuncia que vai comprar soja dos EUA por ‘segurança’

Confirmando previsão feita tempos atrás, Maringá deve reduzir as exportações de grãos para a China, sua maior importadora, e não só por questões políticas (as críticas reiteradas do filho do presidente e alguns ministros).

Informa a Folha de S. Paulo que a agência de notícias chinesa Xinhua, em levantamento que envolveu 13 correspondentes na América Latina, ressalta que o total de casos de coronavírus na região está em 30 mil, sendo mais de um terço no Brasil, muito à frente de Chile e Equador —que por sua vez se apartaram dos demais.

O tabloide Huanqiu/Global Times ironizou em título que, em meio à escalada dos números, “Presidente brasileiro convoca jejum para se livrar do pecado”. Mas o tom sobre o país na cobertura chinesa é, de modo geral, sombrio.

Na rede CCTV, “Três epidemias estão para acontecer ao mesmo tempo no Brasil”, acrescentando dengue e gripe. E o diário Xin Jing Bao, de Pequim, entrevista uma chinesa em São Paulo que conta como o país foi “lento” ao reagir e até agora, por exemplo, “poucos usam máscaras”.

O mesmo Xin Jing Bao cobriu no sábado a coletiva sobre “segurança e suprimento alimentar” de um diretor do ministério chinês da agricultura, convocada porque “muitas pessoas se preocupam que a soja importada do Brasil venha a ser afetada”. Leia mais.

Faça parte do nosso grupo no Telegram – Clique aqui

Advertisement
Advertisement