Como se proteger de fraudes bancárias

Centenas de pessoas são vítimas de golpes e fraudes bancárias diariamente

Há poucos meses, a professora Adriana Maciel recebeu uma ligação alertando-a sobre compras suspeitas no cartão de crédito. A pessoa que ligou se identificou como funcionário de um banco e informou que como ela não reconhecia as compras efetuadas, o cartão e aplicativo seriam bloqueados e ela teria que se deslocar até um terminal de autoatendimento do banco para realizar o desbloqueio. Até aí tudo bem, isso de fato pode acontecer, mas foi na ação seguinte que Adriana descobriu se tratar de um golpe.

No terminal de autoatendimento, durante o desbloqueio do cartão, Adriana digitou um código encaminhado pelo suposto funcionário do banco. No fim do dia, ao acessar sua conta bancária a professora percebeu que havia sofrido um golpe e o prejuízo foi de R$ 18 mil. 

Assim como Adriana, centenas de pessoas são vítimas de golpes e fraudes bancárias diariamente. Levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra crescimento de 165% nos golpes de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões para os criminosos, ou faça transações em favor das quadrilhas.

De acordo com a Febraban a pandemia impulsionou o crescimento das fraudes bancárias e dos golpes digitais. Entre os que mais cresceram estão:

  • A incidência do golpe do falso motoboy que busca o cartão bancário em casa – fraude muito comum durante a pandemia que se mantém como uma das principais investidas dos criminosos com aumento de 271%.
  • O volume de ocorrências do golpe da falsa central telefônica e do falso funcionário que aumentou 62%.
  • Os ataques de phishing cresceram 26% (golpe eletrônico que visa obter dados pessoais do usuário, como mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos ou ainda páginas falsas na internet que induzem a pessoa a revelar dados pessoais).  

Para o diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Federação, Adriano Volpini, as pessoas precisam ter um comportamento de segurança no mundo digital da mesma maneira que adotam as medidas preventivas no mundo físico, como os cuidados que possuem com as carteiras, pertences e celulares.

“A Febraban e seus bancos associados investem constantemente e de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar a população a se prevenir de golpes e a ter segurança em suas transações no ambiente digital. Queremos contribuir para o desenvolvimento da consciência digital no Brasil”, diz Volpini, em nota divulgada pela Febraban.

BB alerta com o Guia da Segurança Digital – O Banco do Brasil possui o Guia da Segurança Digital. Na publicação estão as soluções do BB para dar mais segurança aos usuários, dicas importantes para o dia a dia e informações sobre os principais golpes financeiros, tudo com o objetivo de proteger os clientes para que não se tornem uma vítima das fraudes.

Confira as principais dicas de segurança presentes no Guia do BB que são consideradas mandamentos da segurança digital:

  • Não compartilhe sua senha com ninguém.
  • Escolha senhas de difícil dedução.
  • Utilize sempre o domínio oficial do BB.
  • Desconfie de links recebidos por e-mail, SMS e redes sociais.
  • Evite usar redes wi-fi públicas ou serviços de VPN gratuitos.
  • Mantenha o antivírus instalado e atualizado no computador e celular.
  • Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais.
  • Não entregue seu cartão a ninguém.
  • Antes de emprestar dinheiro solicitado por mensagem, ligue e confirme com o solicitante.
  • Confira sempre o destinatário antes de fazer uma transferência ou um pagamento. (Agência ANBB)

Foto: Mikhail Nilov

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