Praça Zumbi dos Palmares faz 27 anos

Com iluminação especial, local será palco de comemorações da comunidade afro

A praça Zumbi dos Palmares, construída pelos próprios moradores do conjuntos João de Barro I e Santa Felicidade, completa 17 anos e programou comemoração para domingo, para marcar o espaço como patrimônio físico, histórico e representativo da comunidade negra de Maringá.

A prefeitura colocou iluminação, decorando com lâmpadas instaladas nas árvores do entorno da praça. No domingo, das 9h às 11h30 e das 14h às 19h, haverá roda de capoeira Angola com Grupo Zimba, um abraço simbólico, exposições de fotos, DJ Lumizzz, apresentação das Meninas da Vila, Grupo Sempre Tem, Sarau Minervino de Oliveira e MC Thawan.

Um pouco de história – A praça Zumbi dos Palmares é um espaço de lazer e cultura, admirada por sua beleza, história, identidade, memória e ancestralidade foi reconhecida pela lei municipal nº 4.044/96 e é palco para diversas manifestações culturais, em especial da cultura afro brasileira. O local foi construído a partir da iniciativa de moradores para que as crianças e os adolescentes tivesse um lugar para brincar, jogar bolar, fazer teatro.

“Ao longo desses 27 anos de existência, muitas histórias se entrelaçaram na praça Zumbi dos Palmares. Foram mais de 50 atividades culturais realizadas na praça, com crianças e adolescentes participaram das oficinas de capoeira, cinema, teatro e músicas”, testemunha Paulo Bahia, do movimento negro.

Advertisement
Advertisement