Valorização imobiliária: saiba o que observar ao escolher um imóvel

Inúmeros fatores podem influenciar em uma simples compra, mas somente alguns podem gerar um bom investimento em longo prazo

A valorização imobiliária é o fator que mais chama a atenção de quem busca investir em imóveis. Segundo o Índice FipeZap, somente em 2025, o mercado imobiliário residencial registrou uma valorização média de 6,5% nos preços de venda, ficando 4,26% acima da inflação, com um ganho real de 2,24%.

Esses dados servem para mostrar que o mercado imobiliário se mantém aquecido, mesmo diante de um cenário financeiro tão caótico como o do Brasil. Contudo, para quem busca uma rentabilidade imobiliária de longo prazo, é preciso analisar vários fatores que vão além do preço de compra do imóvel em si.

Mas como saber o que avaliar no momento de adquirir um imóvel? Este guia tem como função orientar quem está começando no mundo imobiliário sobre os fatores que geram potencial de crescimento de patrimônio dentro deste mercado.

Entenda os pilares da valorização imobiliária – Diferentemente do que se imagina, a decisão de investir em um imóvel deve ser baseada em uma análise detalhada, focando na valorização imobiliária. Afinal de contas, não se trata somente da compra de um bem, mas, sim, da aquisição de um ativo que possui potencial de crescimento financeiro em longo prazo. Por isso, alguns detalhes devem ser levados em conta.

Localização e infraestrutura: o coração do investimento – Sem dúvida, um dos fatores mais cruciais para a valorização imobiliária é a localização. Isso porque um imóvel situado em uma região com boa infraestrutura e fácil acesso a serviços, como transporte público, escolas, hospitais e comércio, tende a se valorizar mais rapidamente.

Além disso, é preciso prestar atenção à chegada de novos empreendimentos, como melhorias nas vias de acesso, segurança ou novas opções de transporte público. Estes são, com certeza, indicadores de que a área terá uma alta probabilidade de valorização nos próximos anos.

Fatores internos que elevam o preço do imóvel – Um olhar interno também é importante. O estado de conservação, a qualidade dos acabamentos e uma planta bem distribuída e funcional, com áreas de lazer, são diferenciais que impactam diretamente na valorização.

Além disso, instalar soluções tecnológicas, como sistemas de automação residencial e recursos voltados para a sustentabilidade, também pode ajudar a aumentar o valor imobiliário do bem adquirido.

Dicas práticas para garantir a rentabilidade do seu patrimônio – Para quem acha que a rentabilidade imobiliária para na compra, a valorização do imóvel pode ser realmente um problema. Isso porque a manutenção preventiva, mesmo com inquilinos, é a melhor forma de evitar a depreciação. Dessa forma, é possível preservar o valor do imóvel por muito mais tempo.

Além disso, ficar atento às tendências do mercado, bem como às projeções de crescimento da região, ajuda na tomada de decisões mais assertivas para manter o imóvel atraente. A qualidade da gestão interna e a saúde financeira do empreendimento, geralmente gerido por uma administradora de condomínios, também podem ajudar a aumentar o valor de revenda.

Portanto, independentemente de o objetivo ser moradia ou aluguel, antes de investir em imóveis, é preciso saber pesquisar e analisar a viabilidade do negócio. Considerando todos os fatores envolvidos, é possível identificar oportunidades e garantir uma valorização imobiliária consistente ao longo dos anos.

Foto: onlyyouqj/Freepik