Eleições 2014

Objetivo alcançado

Em entrevista a Gabriela Cadamuro, o presidente do PT paranaense, Enio Verri, antes da divulgação do resultado do segundo turno, ontem, em Maringá, disse que a meta do partido em Maringá era aumentar o número de votos de Dilma Rousseff, em relação ao primeiro turno. O aumento foi de 7,44%: no dia 6 ela obteve 53.853 votos (26,62%) e, ontem, chegou a 70.788 (34,06%). O vídeo é do Jornalismo na Web, do curso de Jornalismo da Faculdade Maringá,

Sem carreata e com viatura

Petistas de Maringá festejaram a vitória de Dilma Rousseff, como o blog registrou, nas proximidades do diretório municipal, na avenida Brasil, perto do antigo Aeroporto Gastão Vidigal. Houve bandeiras, gritos e rojões. O blog soube que, na empolgação, houve quem quisesse realizar uma carreata para comemorar, mas a direção do partido teria avaliado que não, que era melhor só ficar por ali.
Um secretário da administração municipal telefonou para o secretário de Trânsito e Segurança, Ideval de Oliveira (PMN), e pediu que, por via das dúvidas, uma viatura da Guarda Municipal ficasse de prontidão, nas imediações. Apesar dos problemas de frota, uma viatura ficou nas proximidades, com o giroflex ligado. Mas tudo transcorreu sem problemas.

Números do segundo turno

Nas 792 seções eleitorais de Maringá, Aécio Neves (PSDB) recebeu 137.060 votos (65,94%), contra 70.788 (34,06%) dados a Dilma Rousseff (PT). No Paraná, o tucano teve 3.765.025 votos (60,98%) e Dilma, 2.408.740 (39,02%). Em Maringá, votaram 215.666 eleitores (86,78% do total de 248.511), com abstenção de 32.845 (13,22% – abaixo da média paranaense, que foi de 18,43%). Foram registrados 2.537 votos em branco (1,18%) e 5.281 nulos (2,45%), restando válidos 207.848 votos (96,37%). As médias estaduais foram, respectivamente, 1,27%, 2,46% e 96,28%.
Votaram 515 dos 608 maringaenses que estavam em trânsito (abstenção de 93 eleitores, 15,30%). Desses, Aécio recebeu 420 votos, contra 87 dados a Dilma. Foram registrados 2 votos em branco (0,39%) e 6 nulos (1,17%).

TSE manda suspender veiculação de vídeo

carteiro
O ministro Herman Benjamim, do TSE, determinou hoje que a empresa Google Brasil Internet Ltda. suspenda imediatamente a veiculação do vídeo que mostra um suposto carteiro entregando panfletos de campanha da candidata Dilma Rousseff (PT), enquanto narrador não identificado demonstra indignação com o ato. A determinação consta de liminar concedida em reclamação apresentada ao TSE por Dilma e pela Coligação Com a Força do Povo. Continue lendo ›

Maringá supera Londrina

Maringá superou Londrina nestas eleições. Enquanto a Capital do Café elegeu três deputados federais (Marcelo Belinati, Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly) e um estadual (Tercílio Turini), a Cidade Canção fez quatro federais e dois estaduais (considerando que Maria Victória tem domicílio eleitoral em Curitiba).
A propósito, o jornalista Fábio Silveira, na RPC TV, lembrou que a família Barros repete a família Belinati dos anos 90 (ambas estiveram juntas em algumas ocasiões, inclusive).

Os deputados estaduais eleitos

PSC
Ratinho Junior – 300.928 votos
Paranhos – 69.684
Guto Silva – 45.307
Marcio Nunes – 45.105
Gilson de Souza – 34.470
Claudia Pereira – 29.379
Cobra Reporter – 29.097
Palozi – 39.364
Hussein Bakri – 26.682
Wilmar Reichembach – 25.452
Alexandre Guimarães – 24.351
Missionário Ricardo Arruda – 23.584Continue lendo ›

Paraná – Votação final


Resultado final da votação para deputado federal no Paraná. Os eleitos estão em negrito.


Resultado final da votação para deputado estadual. Os eleitos estão em negrito.


Resultado final da votação para governador.


Resultado final da votação para senador.

Gleisi agradece

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) divulgou nota em que agradece os paranaenses e diz que o trabalho continua. “Apesar das mentiras e das calúnias propagadas pelos adversários contra a nossa candidatura, fizemos uma campanha limpa, séria, baseada em propostas concretas de desenvolvimento para o Estado”, cita em certo trecho. Diz o texto, na íntegra: “Agradeço a todos e todas paranaenses que confiaram em nossas propostas e nos apoiaram nesta campanha. Faço um agradecimento especial aos militantes e aos partidos de nossa coligação. Junto com o PDT, o PC do B, o PRB e o PTN, o Partido dos Trabalhadores fez uma campanha propositiva, fundamentada na verdade. Meu muito obrigada ao vice Haroldo Ferreira, ao Ricardo Gomyde e a todos os candidatos a deputado estadual e federal.Continue lendo ›

Irritação na hora de votar

Atraso no Marista
Tem muita gente irritada com o atraso verificado em algumas seções eleitorais, por conta do sistema biométrico. No tradicional Colégio Marista, nas seções 002 (principal) e 003 (agregada) a fila é grande. O leitor que fez as fotos foi votar de manhã e desistiu por causa da fila; à tarde, voltou e está lá há mais de duas horas.
Atraso no Marista

Hora da votação

Dr. Batista vota
O médico e deputado estadual Dr. Batista (PMN), candidato à reeleição, durante votação, nesta manhã, no Colégio Estadual Vital Brasil, Zona 7, em Maringá. Ele estava acompanhado de familiares e assessores.

Problema na biometria pode atrasar resultado

Continuam as reclamações sobre os problemas com a biometria em Maringá. As seções localizadas no Centro Municipal de Educação Infantil Monsenhor Kimura, informa leitor, estão lotadas. “O motivo da demora, a identificação biométrica, como deve estar acontecendo nas outras seções eleitorais. Agora o que mais me deixou indignado foi a quantidade de papel, álcool e principalmente de lenço umedecido utilizado. Quanto isso irá nos custar? Estão usando um lenço para cada eleitor. É um absurdo!”, observa leitor.
Na Escola Municipal Professor José Marchesini a biometria também não está funcionando, e as mesárias estão usando as próprias digitais, o que também se verifica em vários outros colégios. “O engraçado é porque as digitais delas funcionam e dos eleitores não. Detalhe: tem fiscais e mesmo assim ninguém tem resposta para dar ao povo. Aqui no Itatiaia tem muita gente revoltada”, diz leitora
que prefere “justificar meu voto do que outra pessoa usar a biometria pra votar no meu lugar”. O problema levou o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, a admitir atraso no resultado final.

Tomazini votou em Sarandi

Tomazini
Rodrigo Tomazini, candidato a governador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), votou por volta das 10h em Sarandi no Colégio Estadual do Jardim Panorama, em Sarandi. Ele é servidor público estadual e trabalha naquele estabelecimento de ensino.

Demora com a biometria

Duque de Caxias
No Colégio Estadual Duque de Caxias, em Maringá, houve uma confusão na seção 110. A demora chegava a 5 minutos por eleitor, por problemas no sistema biométrico. Aos poucos a situação foi normalizada. Queixas de atraso por conta da biometria foram relatadas em outros pontos de votação.

Com Aécio

Aécio Neves e Dr. Batista
Candidato a presidente da República, o mineiro Aécio Neves (PSDB) teve dois fortes cabos eleitorais em Maringá, que levaram seu nome em todos os materiais e eventos: o deputado estadual Dr. Batista (PMN), com quem aparece na foto, e o presidente municipal do PSDB, Wilson Matos.

Aguardando o segundo turno

Do Blog do Esmael:
A eleição no Paraná promete ser emocionante do início até a apuração do último voto, pois, contrariando todas as pesquisas de intenção de voto, horas antes da votação que começa às 8 horas deste domingo (5), os trackings das campanhas do PT e PMDB apontavam tendência para o segundo turno. Segundo levantamentos internos de peemedebistas e petistas, o governador Beto Richa (PSDB) deverá enfrentar o senador Roberto Requião (PMDB) no segundo turno daqui a 20 dias. O próprio Ibope, que no estado ganhou a corruptela de iBeto por questões óbvias, não sustenta mais a vitória do tucano como vinha fazendo até ontem. O Palácio Iguaçu também já considera a disputa em duas etapas. Leia mais.

Um novo nome na política

Sargento Fahur
Muitos apostam que o Sargento Fahur, candidato a deputado federal pelo PSDC, pode ser uma das surpresas destas eleições. O trabalho voluntário das pessoas que acreditam em sua vitória, a visibilidade que ganhou com a internet e o discurso do candidato, em cima de um tema sempre atual como a segurança pública, levam a acreditar que isso pode mesmo acontecer. Em Maringá, alguns já têm resposta a uma pergunta frequente nos bastidores (de qual candidato Fahur tiraria votos?). Quem mais perderia é Ricardo Barros (PP), ainda mais depois da notícia de que sua campanha é irrigada com dinheiro doado por empresa envolvida na Operação Lava Jato. Lançado candidato por São José dos Pinhais, e sendo de Maringá, Fahur tem, segundo aliados, a vantagem de ter, por conta da corporação, campanha espalhada por todo o estado. “Está nascendo um novo e forte nome na política maringaense”, garante um deles.

Marchese acredita na vitória

Homero Marchese
Em sua primeira eleição, o maringaense Homero Marchese (PV), candidato a deputado estadual, diz ter ouvido os desejos dos eleitores e levado uma mensagem de política honesta a milhares de paranaenses. Usando mais a internet, para compensar a falta de tempo no horário eleitoral para apresentar suas propostas, e a sola do sapato, ele visitou cidades principalmente das regiões de Maringá e Curitiba. Homero também conseguiu ter destaque na imprensa revelando notícias de interesse público. O candidato denunciou a manobra do Governo para manter os contratos do pedágio em desequilíbrio, revelou a proposta da Associação dos Municípios para enfraquecer o trabalho do Tribunal de Contas e noticiou que o presidente do TCE admitiu ter conversado com os empreiteiros da obra anexa ao prédio do órgão. “Com coragem e atitude para mudar, eu vou fazer diferente do primeiro ao último dia do meu mandato”, diz.

Reunião de campanha

Dr. Jamal
O médico Dr. Jamal, candidato a deputado estadual pelo PSL de Maringá, participou na última quinta-feira de reunião com moradores do Jardim Mar del Plata. Foi na rua Pioneira Maria Fernandes, na casa da dona Nair e seu Genivaldo.

Difamado por Pessuti, Requião ganha direito de resposta

Pessuti
O senador Roberto Requião (PMDB) ocupará um minuto a ser veiculado no horário eleitoral gratuito da noite de amanhã, 4, como direito de resposta ao seu ex-vice, Orlando Pessuti, que lhe difamou na última segunda-feira usando horário da coligação de Beto Richa (PSDB). Em decisão de hoje, o TRE do Paraná ainda impôs a Orlando Pessuti a proibição de novamente participar da propaganda eleitoral sob pena de multa individual de R$ 1 milhão por descumprimento.Continue lendo ›

Promotor fala sobre a prisão de vereadores


O promotor Diego André Coqueiro, de Nova Londrina, fala em entrevista a Marcos Laurentino, da Rádio Pontal, sobre a prisão de dois vereadores ontem naquela cidade, por crime eleitoral (compra de votos). O caso está sendo investigado. Os vereadores Nelson da Costa, o Nelson da Gráfica (PSD), e Mário Sonsim (PDT) foram flagrados num carro, plotado com propaganda de vários candidatos diferentes (um deles seria Teruo Kato, candidato a deputado federal do PMDB de Paranavaí), com 75 vales-combustível; havia também uma agenda com diversos nomes e R$ 800,00. Eles foram presos em flagrante, por captação de sufrágio, mas pagaram fiança e foram soltos.

Candidatos a deputado federal

Nas eleições 2014, o Paraná conta com 344 candidatos a deputado federal. Destes, 94 nasceram em Curitiba, 11 em Ponta Grossa, 9 em Londrina, 8 em Paranaguá, 6 em Guarapuava, 5 em Foz do Iguaçu e 5 em Maringá. Quatro dos candidatos nascidos em Maringá disputam os votos dos maringaenses: Ênio Verri, Flávio Mantovani, Luciano Brito e Ricardo Barros. Dos candidatos nascidos na Cidade Canção, apenas a professora Silvana não tem domicílio em Maringá. Ela é professora doutora da Unioeste desde 1989 e candidata do PCB por Foz do Iguaçu.
Completam a relação dos candidatos por Maringá, Ricardo Maia, mineiro de Passos, ex-vereador e ex-deputado estadual, e os deputados federais Edmar Arruda, natural de Tuneiras do Oeste, e Luiz Nishimori, nascido em Marialva.
Marco Antonio Deprá

Requião diz que vai ‘acabar com a bagunça’

Requião em Campo Mourão
“Fizemos uma campanha dura, sem dinheiro, só com voluntários”, disse o senador Roberto Requião (PMDB) ontem à noite, ao discursar no CTG de Campo Mourão, durante encontro com lideranças regionais. Ele afirmou estar “cansadíssimo e estressado”. Segundo o Boca Santa, ele não poupou críticas ao governador atual e disse que, se eleito, vai “acabar com a bagunça”. Reinaldo Krachinski, prefeito de Quarto Centenário, ao discursar disse que, se não fosse o governo federal, seu município estaria abandonado. “O governo do Estado assinou um monte de coisa, mas não liberou nada. E o que liberou, não pagou”, destacou.

Ex-presidente do Instituto de Águas é liberado após ser ouvido pela PF

Márcio Nunes
O candidato a deputado estadual Márcio Nunes (PSC), ex-presidente do Instituto de Águas do Paraná, foi ouvido ontem à noite na delegacia da Polícia Federal de Maringá e liberado em seguida. À tarde ele foi preso em Campo Mourão sob acusação de crime eleitoral, com cabos eleitorais; eles estariam distribuindo “kit-churrascos” no Jardim Aeroporto e, segundo a Promotoria, existem provas documentais. A informação, passada pelo advogado e vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (PT do B), está no site da Tribuna do Interior. Continue lendo ›

Beto seria reeleito no primeiro turno, diz Datafolha

O tucano Beto Richa seria reeleito no primeiro turno se a eleição ao governo do Paraná fosse nesta quinta-feira (2), mostra pesquisa Datafolha em parceria com a RPC TV (afiliada da TV Globo). Atual governador, Richa tem 49% das intenções de voto, contra 27% do segundo colocado, o senador Roberto Requião (PMDB). No levantamento, realizado nesta quarta (1) e quinta-feira (2), a petista Gleisi Hoffmann, ex-ministra da Casa Civil de Dilma, segue em terceiro lugar, com 11%. Brancos e nulos somam 4%, e os indecisos são 7%. Leia mais.

Márcio Nunes é preso por crime eleitoral

Márcio Nunes
O ex-presidente do Instituto das Águas do governo Beto Richa e candidato a deputado estadual Márcio Nunes (PSC) foi preso no final da tarde de hoje, em Campo Mourão, sob a acusação de crime eleitoral. A informação foi confirmada pelo Ministério Público, segundo o site Boca Santa. Pela manhã, a promotoria flagrou a distribuição de “kits churrascos” num mercado na asa leste daquela cidade. Três pessoas foram presas e a mercadoria apreendida. Nunes foi preso por volta das 17h30, quando fazia campanha perto da rodoviária, e levado para a Polícia Federal de Maringá.

A ‘fábrica da infâmia’ e as prisões

Pelo Twitter, há cerca de 50 minutos, o senador Requião (PMDB) reclamou da prisão de seu irmão, o ex-secretário de Educação Maurício Requião, de seu sobrinho Tadeu de Melo e Silva e de seu advogado, Leonidas Chavez, após a descoberta de uma “fábrica da infâmia”, onde material apócrifo e contra sua candidatura e a de Gleisi Hoffmann estavam depositados, no Portão, em Curitiba. “Vou pedir intervenção federal no Paraná. Polícia de Beto Richa tenta prender advogados do PMDB que descobrem fábrica da infâmia PSDB”, escreveu. O local fica na rua Alberto Klemtz, onde funciona o barracão do leiloeiro Paulo Roberto Leal Vardana.

Anibelli Neto em campanha

Anibelli
O deputado estadual Anibelli Neto (PMDB) fez campanha em Maringá e reuniu-se com apoiadores (entre eles, Osvaldo Félix e o presidente do PMDB Jovem, Adriano José) no Café Cremoso, hoje pela manhã. Candidato à reeleição, ele mostrou-se muito confiante e disse que no segundo turno a história das eleições será bem diferente. “Será tão empolgante como a convenção do PMDB, que confirmou Requião como candidato do partido”, previu.