Gossip

Dorso

Alguns deputados estaduais candidatos à reeleição vão ter que mostrar força neste ano eleitoral, diz observador. “Força para suportar as chicotadas no lombo”, complementa.

Quem? Quem?

De Zé Beto: Nelson Tanure viria para Curitiba hoje quando a Polícia Federal o abordou no aeroporto no Rio de Janeiro. Ficou sem os documentos. Ele é o boss da Sercomtel e da Ligga Telecom no Paraná. Com quem ele se encontraria é um mistério. O Gaiato da Boca Maldita tem uma explicação – venenosa, obviamente: “Ele resolveu viajar porque não conseguia ligação telefônica”.

Ações por danos

Ao menos duas pessoas que se machucaram na pista de patinação na praça Reinaldo Guanaes Bittencourt Filho, em Maringá, preparam-se para obter reparos judiciais. São duas mulheres, uma que quebrou o tornozelo dos dois lados, e outra que quebrou o pé.

Treta

A crise está instalada em entidade que é ouvida para quase tudo em Maringá. Briga de egos e acusações de não cumprimento da palavra dada, entre outras, podem levar a associação a se encontrar com uma postura nunca vista em suas décadas de existência.

Pacificação

Já foram mais amigáveis as relações entre os vereadores Flávio Mantovani (foto) e Lemuel Wilson Rodrigues, ambos ligados à causa animal. Há quem veja em mensagem de final de ano de Mantovani um sinal pela volta às boas.

Sobrenome

Ao tomar conhecimento de que o ex-ditador da Venezuela tem um sobrenome que não era muito conhecido por lá, teve maringaense surpreso. Nascido em Caracas, ele se chama Nicolás Maduro Moros. “Um Moro já é difícil de aguentar, agora dois…”, disse leitor.

Fazendo bico

Tem secretário municipal que virou garoto-propaganda de construtora. A isso se chama desprendimento, porque, obviamente, é sem cachê.

Medicação do momento

O uso de medicação equivalente à do injetável Mounjaro, destinado a quem tem diabetes e controle crônico de peso, tem provocado filas em farmácias paraguaias, onde o custo é menor. Dias desses uma vereadora da região foi vista na fila, embora todos digam que não está fora do peso.

‘Se achando’

Para observador da cena política municipal, o ano termina com a impressão de que alguns secretários não entenderam o recado dado pelo prefeito Silvio Barros II (PP) na última reunião do ano. “Há secretários achando que mandam mais que o prefeito”, resumiu.

De vereador a secretário

O zunzum sobre a possibilidade de mudanças no secretariado municipal, ainda não oficialmente decidido, pois há bombeiros trabalhando, é de que elas resultariam em alteração nas cadeiras da Câmara. Secretários voltariam a ser vereadores e até vereadores se tornarem secretários. Uma das possibilidades envolveria o atual líder do governo, Luiz Neto (Agir), que poderia se tornar secretário municipal.

No MPPR

Chegou ao Ministério Público denúncia envolvendo uma muito falada secretaria municipal. Envolve cobrança irregular de uso de veículo público, um valor muito considerável por sinal. Há, ainda, outra denúncia em andamento.

Será?

Com a tensão e a tentativa de rompimento entre o PP e o União Brasil, há quem tema que na administração municipal maringaense o UB tenha que desocupar as secretarias e cargos comissionados que ocupa. Que, na verdade, hoje são do Podemos.

E a pergunta é…

…Luiz Neto (Agir), líder do prefeito Silvio Barros II (PP) na Câmara de Maringá, chegará a tempo de participar da sessão extraordinária desta sexta-feira? Ele está em viagem internacional desde o início de novembro.

De saída

O superintendente de poderosa secretaria municipal vai cair nos próximos dias. Contra ele haveria ao menos cinco denúncias de assédio.

Tratamento VIP

Um político da região de Maringá foi acusado de assediar sexualmente uma mulher em Maringá (chegava a fazer pampeiro no apartamento da pessoa, com registro de queixa na Polícia Civil) e outras três acusações em Curitiba. Não se tem conhecimento de consequências.

Uma vez líder, sempre líder

O vereador Luiz Neto (Agir) se apresenta como líder do governo em propaganda veiculada na Pinga Fogo FM. No entanto, o líder atualmente é Guilherme Machado (PL), pelo menos até o dia 5 ou 9, quando Neto retorna de viagem internacional.

Dia de mudança

Está prevista para amanhã a mudança dos gabinetes dos novos vereadores (oito) na parte ampliada da Câmara de Maringá. A mudança havia sido anunciada para a semana passada. O Legislativo, por sinal, liberou home office hoje por falta de energia elétrica.

Cítricos

Tem deputado diversificando atividades de maneira informal, participando de sociedade através de terceiros. Agora, garantem, ingressou no ramo da saúde.

‘Dúvida na cabeça’

Ex-integrante da assessoria da vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT) questiona, ao ver sua mais recente postagem em rede social, em que se coloca cartaz num abrigo de ônibus: “Esse material é feito por funcionários pagos pela Camara dos Vereadores?”.

Estranho?

Como tem gente que vê maldade até em postagem em rede social, a propósito do “lixo da nossa cidade”, o extrato do contrato de publicidade entre a Câmara de Maringá e a Sol Propaganda foi publicado esta semana.

Vendia Mounjaro no hospital?

O diretor de um hospital que não é privado teria sido afastado depois que descobriu-se que sua mulher usava a geladeira do estabelecimento para guardar Mounjaro (tirzepatida) medicamento injetável para diabetes e que reduz peso, que ela revenderia a interessados. Um grande cobertor teria sido colocado pela direção para impedir o vazamento de dados do caso.

Foto: Divulgação

Sem consulta

A ideia de locar espaço na antena da TV Evangelizar, por mais de R$ 200 mil, teria partido exclusivamente da presidente da Câmara de Maringá, Majorie Catherine Capdebosq. Não houve consulta aos seus pares da mesa executiva. “Servimos só para enfeite”, disse um deles.

Investigação

Um prefeito da microrregião de Maringá está na mira do Ministério Público Estadual. Mais propriamente por conta de um valioso imóvel onde reside.