Má-ringá

Uma praça que já agoniza

A praça Napoleão Moreira da Silva, região central de Maringá, desenhada pelo respeitado José Augusto Bellucci e desfigurada pela administração passada ao custo de quase R$ 4 milhões, perdeu bancos históricos, que lá estavam desde a década de 1970, o desenho do mapa do Paraná no entorno e hoje está deste jeito: faltam assentos, bancos estão deteriorados e o piso emborrachado sumindo. As fotos são de hoje à tarde. E a turma passada zombava dos críticos…

Cidade não tão verde assim

À esq., um supermercado na avenida Alziro Zarur, de cuja frente foram arrancadas 4 árvores em 2019 e até hoje não repostas; ao fundo, o estacionamento de automóveis sem uma árvore sequer, o que contraria a legislação municipal. Mas como tomar providências se o próprio estacionamento público (dir.), construído após a derrubada da rodoviária, também não respeita a lei?

Trabalho mau feito?

Comentada pela manhã no RCC News (Jovem Pan), a situação da calçada no entorno do Estádio Willie Davids foi mostrada em reportagem da RPC nesta tarde. O eixo monumental consome mais de R$ 50 milhões do maringaense e parece não existir ninguém interessado em apurar o que leitores do blog sempre souberam: era uma tragédia anunciada.

Sujando postes

Não bastasse ignorar o Estatuto do Torcedor e orientação do próprio Maringá FC, aparentemente uma torcida organizada do clube está cometendo irregularidade municipal, afixando cartazes em postes públicos, ao menos na Zona 7, sujeito a multa aplicada pela fiscalização da prefeitura.

‘Estranhas coincidências’

Na esquina da avenida Brasil com a praça José Bonifácio tinha uma árvore sadia, como visto pelo tronco (ao centro), conta leitor. “Coincidentemente logo que terminou a reforma da nova loja da esquina a PMM cortou a árvore”.

Em breve, menos um ipê

Para o leitor que fez a foto, estão matando a coitada da árvore aos poucos com este tipo de poda radical. Fica na rua Marcos Just, no Cidade Monções. O ipê é a árvore símbolo de Maringá.

Mais um acidente

Passados 11 anos da inauguração do Contorno Norte, ou Contorno Morte, ou Transtorno Norte, aquele que nada contorna, os acidentes ainda são comuns e muitos culpam o traçado. Este, o tombamento de um caminhão, aconteceu no viaduto próximo à Coca-Cola.

Via lunar

Na rua Vereador Arlindo Planas, de intenso movimento, uma fileira de buracos atazana a vida dos motoristas mas alegram os mecânicos. Trata-se provavelmente do buraco mais antigo de Maringá.

Sumiu uma árvore

Na avenida Duque de Caxias, a poucos metros da prefeitura da cidade árvore do mundo, desapareceu uma bela e jovem árvore. Abaixo, foto do Google Street View, em julho de 2023.

Mais um

Vidro quebrado por vândalos em abrigos para passageiros do transporte coletivo urbano na avenida Mandacaru, próximo a um shopping.