Negócios

Fusão de gigantes

As conversas entre a BR Malls e a Alliansce para uma fusão continuam, informa o blog de Lauro Jardim. A Aliansce avalia como baixo o valor que a BR Malls precificou a empresa, dona de 22 shoppings.
Entre eles, o Shopping Catuaí, de Maringá.

肉爛

Tudo bem que os Estados Unidos voltaram a fazer restrições à carne brasileira, mas o principal problema do setor no exterior é mesmo a China.
E tudo por causa do nome da operação Carne Fraca, que lá ficou conhecida como operação Carne Podre, o que causa repulsa de imediato, conforme atestou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em entrevista à Jovem Pan.

O e-commerce da Riachuelo

riachuelo

Depois de dois anos de estudos de mercado e de estruturações internas, a Riachuelo, maior empresa de moda do país, lança, na última semana de abril, sua plataforma de e-commerce que já nasce com 15 mil itens à venda, o mesmo volume disponibilizado nas lojas físicas da companhia.
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Aumento de capital

O diretor de Organização do Sistema de Seguros Privados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Carlos Alberto de Paula, asisnou portaria aprovando o aumento do capital social da Sancor Seguros do Brasil S/A, que tem sede em Maringá, em R$ 8 milhões, elevando para R$ 110 milhões 900 mil. Também houve alteração no artigo 5° do estatuto social da empresa, cujo capital social se encontra totalmente integralizado.

Menos confecções

De Giba Um:

No ano passado, foram fechadas 500 empresas de confecção no Brasil. O número caiu de 28 mil para 27,5 mil, segundo levantamento do Sindivestuário. O volume de pessoas empregadas no segmento caiu de 1,8 milhão para 1,73 milhão entre 2014 e 2015, com fechamento de 70 mil vagas. Ainda não há dados sobre os primeiros quatro meses de 2016.

A venda da BRMalls

Catuaí

A informação é de Lauro Jardim, em O Globo:

A BRMalls, maior empresa de shopping centers do Brasil, contratou o ItaúBBA para negociar a venda de um pedaço da empresa para o fundo americano Blackstone e outros interessados.
PS do Blog do Rigon: A BR Malls é proprietária, entre outros, do Shopping Catuaí de Londrina e Maringá e do Shopping Crystal, de Curitiba.

Era para ser aqui

Limagrain

Não pense que é só com fábrica de aviões e helicópteros que Maringá tem fama de fazer espuma.
Em janeiro do ano passado a Prefeitura de Maringá divulgou que a multinacional francesa de biotecnologia Limagrain, “impulsionada pela infraestrutura local, desenvolvimento aeroportuário, clima e condições do solo da região”, iria instalar no famoso Parque Cidade Industrial um centro de excelência em pesquisa da empresa na América Latina. Continue lendo ›

Empresário

O conhecido técnico desportivo Jorge Soriano Inocente, servidor público municipal desde 1992 na Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá, onde é gerente de Esportes de Rendimento (FGG), é também empresário em Ji-Paraná, Rondônia, a 2.442 km de distância da Cidade Canção.
Desde novembro de 2005 o irmão da secretária de Saúde, Carmen Inocente (Pros), é proprietário da Baby Shopping, que atua no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, e tem sala no Rondônia Shopping Center, inaugurado em 2013.

GTFoods assume a Lorenz

LorenzO Grupo GTFoods, conglomerado avícola com matriz em Maringá, assume este mês a administração da Companhia Lorenz, empresa catarinense que oferece uma linha completa de amidos além de uma divisão de consumo com fabricação de catchup, mostarda, maionese, entre outros. Está previsto o investimento de R$ 17 milhões, na marca, nos próximos dois anos.
A Lorenz contribuirá para um aumento de 8% no faturamento da empresa e a diversificação da linha de produtos representará 12% no balanço do grupo, que fechou o primeiro semestre de 2015 com um faturamento bruto de R$ 743,8 milhões. Em 2014 o grupo já havia adquirido a empresa Fresh Food Alimentos, de Ponta Grossa, que oferece uma linha diversificada de pratos saudáveis congelados, além de estabelecer parceria com a Chef Foods, que produz panificados, localizada em Maringá.

CSD adquire dez lojas do Amigão

A Rede de Supermercados Cidade Canção (Companhia Sulamericana de Distribuição), com sede em Maringá, anunciou hoje a assinatura de contrato para aquisição da Rede de Supermercados Amigão de Lins, que tem dez lojas na região centro-oeste de São Paulo. A negociação está sendo submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, ao qual cabe dar a palavra final sobre a operação. Juntas, CSD e Amigão totalizam 45 lojas, com atuação em 21 cidades do interior dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, com mais de seis mil funcionários.

Friboi compra parte da Big Frango

O grupo JBS Friboi, líder mundial de processamento de carnes, confirmou ontem que comprou parte da Big Frango, de Rolândia, onde aumentar em 60% a produção de frangos. A expansão pode gerar a criação de 58 empregos diretos. A JBS adquiriu o incubatório e as matrizes da empresa rolandense, informa Guilherme Batista, do Bonde. O grupo pretende investir de R$ 12 milhões a R$ 13 milhões na estrutura usada para chocar os ovos e mais R$ 3,2 milhões na construção de granjas. A Big Frango continua com o frigorífico e o processo de abate de frangos de corte. A JBS arrendou unidades da antiga BR Frango, montada por um empresário maringaense em Santo Inácio, para também aumentar a produção e alimentar o frigorífico da Big.

“Morte” de shoppings nos EUA acende alerta no Brasil

shopping
De Peter Fussy, no Portal Terra:
O fotógrafo Seph Lawless (pseudônimo) publicou recentemente um livro com imagens de shoppings centers abandonados nos Estados Unidos. A obra Black Friday mostra a decadência de um modelo de negócio que cresce no Brasil, mas já acende um alerta preocupante. Segundo pesquisa do Ibope, os 36 empreendimentos inaugurados no ano passado abriram em média com metade das lojas fechadas por falta de locatários. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), atualmente cerca de 500 centros comerciais deste tipo operam no Brasil, e o número crescerá para 530 até o fim do ano – a maioria dos novos se localizam fora das grandes capitais. E pode ser esse um dos problemas. Leia mais.

Cancelado o Paraná Business Collection

Paraná Business Collection
O Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), comunicou através de nota oficial no início desta noite que a 9ª edição do Paraná Business Collection, que aconteceria de 22 a 25 de abril em Maringá, está cancelada. “A decisão foi tomada, de forma conjunta, pelos 11 sindicatos das indústrias do setor reunidos na última segunda-feira, em Curitiba, em sessão extraordinária do Conselho. Os sindicatos decidiram também que continuarão buscando, de forma integrada, as melhores oportunidades para fortalecer o setor e dar visibilidade à qualidade da produção da indústria do vestuário paranaense”, diz a nota, sem mais detalhes do que levou ao cancelamento do evento, que aconteceria logo agora que o setor “patrocina” o ModaMaringá. O PBC é considerado o maior e mais completo evento de moda do sul do país.

Purity lança campanha “Ser saudável é divertido”

A Cocamar está apresentando ao mercado as novas embalagens para a linha de néctares de 200 ml de sua marca Purity, em que aparecem os personagens infantis “Disney Toy Story”. Com a campanha “Ser saudável é divertido”, focada nessa faixa de público, a cooperativa busca conquistar novos colaboradores. “Nossas bebidas fazem parte do lanche e ao mesmo tempo se tornam parte da brincadeira”, afirma a gerente de Marketing, Michelle Roberta Balestra. A linha infantil conta com dez sabores. Na categoria néctar, as opções são laranja, frutas cítricas, uva, pêssego e maracujá. Na de bebida à base de soja, laranja, uva, pêssego, maçã e abacaxi. A campanha publicitária terá cinco etapas até dezembro, divididas entre lançamento, Dia das Mães, Copa do Mundo, Dia das Crianças e férias. O segmento de varejo é uma das apostas da Cocamar para continuar crescendo. No ano passado, as vendas nessa área somaram R$ 615 milhões, ficando acima dos R$ 600 milhões registrados em 2012. A previsão para 2014 é atingir R$ 650 milhões. (Cocamar)

Cinesystem prepara abertura de capital

A Rede Cinesystem Cinemas – empresa que tem sede em Maringá e opera mais de 100 salas de exibição de cinema em todo o Brasil -, anunciou hoje o fechamento do investimento da Stratus, empresa brasileira de private equity com foco no middle-market, e também da gestora de fundos Hamilton Lane, dando sequência a ambicioso plano de crescimento e ao processo de abertura de capital. A transação, contratada em 2012, prevê investimentos de R$ 350 milhões em cinco anos, para consolidar sua posição entre os cinco maiores operadores do país. O aporte inicial de R$ 40 milhões resultará em modelo de governança nos padrões do mercado de capitais. O Fundo Stratus passa a deter 42% do capital da empresa, que terá a holding Agroup, liderada por Marcos Barros (Maringá FM/CBN), na posição de maior acionista individual. Leia mais.

Maringá terá novo terminal ferroviário

As obras do terminal de embarque ferroviário que a Seara está construindo em Maringá devem ser concluídas em abril, prevê o engenheiro responsável pela obra, Adair Sulzbacher. A empresa de logística, com sede em Sertanópolis, amplia sua atuação como porta de acesso ao transporte ferroviário. O complexo de 7 mil metros quadrados inclui um desvio de 2,4 mil metros de trilhos, suficiente para dois trens de 120 vagões cada um. A estrutura dispensa a divisão das composições e deverá embarcar um trem por dia, relatou Sulzbacher. O investimento foi ampliado de R$ 55 milhões para R$ 70 milhões para que o terminal possa substituir, na rede da Seara, a estrutura alugada em Maringá que exige a passagem de trens pela zona urbana. A informação está no Jornal de Londrina.

Tem mais

O empresário Jeferson Nogaroli, que manda muito em alguns políticos paranaenses, participou hoje da inauguração do Contorno Norte e confidenciou a um jornalista que os R$ 11,7 milhões liberados ontem pelo BNDES são a primeira parcela de um financiamento que passaria de R$ 100 milhões para a rede de supermercados Cidade Canção. Ele disse que a rede planeja abrir mais 17 unidades. A propósito do empréstimo, noticiado aqui ontem, a professora Ana Lúcia Rodrigues comentou: “Muitos empresários só fazem negócios com financiamento público e este grupo especialmente, além de ser beneficiário desde sempre das benesses públicas, sequer restitui aos cofres do país a contrapartida dos empreendimentos que faz, pois constantemente vemos notícias dos calotes que o grupo dá no fisco. No Brasil o perverso sistema capitalista é ainda mais perverso pois a burguesia nacional se ancora no sistema político patrimonialista e clientelista e segue tosca, dividindo com o povo brasileiro sua crise – deu perda nós todos pagamos – e se apropriando sozinha dos lucros – sem sequer pagar impostos”.

BNDES aprova financiamento para rede Cidade Canção

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) aprovou financiamento de R$ 11,7 milhões para a Companhia Sulamericana de Distribuição, da rede maringaense de supermercados Cidade Canção – leia-se Jefferson Nogaroli. O projeto prevê a implantação três novas lojas no Paraná, sendo duas em Maringá e uma em Paiçandu, além da ampliação da unidade de Jandaia do Sul. Os recursos do banco representam 36% dos investimentos totais. Também serão aplicados recursos próprios e R$ 4,8 milhões do BNDES Finame, que são repassados por meio de agentes financeiros. Continue lendo ›

KOF conclui compra da Spaipa

A mexicana Coca-Cola Femsa (KOF), considerado o maior engarrafador independente do mundo de produtos Coca-Cola, anunciou ontem que concluiu a compra de 100% de brasileira Spaipa, com sede em Curitiba, por US$ 1,855 bilhão. Com a nova aquisição, fechada em dinheiro, a Coca-Cola Femsa elevará em 40% seu volume de vendas e alcançará uma participação em 39% do volume total do sistema Coca-Cola no Brasil. A informação é de Ivonaldo Alexandre, na Gazeta do Povo. A empresa tem duas fábricas em cada estado: Curitiba e Maringá no Paraná e Marília e Bauru, em São Paulo. Além disso, opera sete centros de distribuição, tem 6 mil funcionários.

Escritório Virtual já é realidade em Maringá

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Chegou em Maringá uma iniciativa que pode auxiliar o trabalho de profissionais liberais, representantes comerciais, autônomos, startups e freelancers da cidade. Trata-se de Escritório Virtual, uma ferramenta que se adapta às necessidades de diversos profissionais. O Escritório Virtual oferece serviços para tornar o fluxo de trabalho ainda mais dinâmico e profissional, de forma descomplicada. Entre os serviços, destacam-se salas de reunião, salas executivas, serviço de secretária, número de telefone com atendimento exclusivo e serviço de correspondência, todos podendo ser alugados individualmente ou através de planos que vão do básico ao avançado. Em Maringá, o Espaço Office é pioneiro no setor, e conta com toda infra-estrutura necessária. É uma solução inteligente, livre de todas as complicações e custos que um escritório comum pode lhe trazer, explicam os idealizadores. O Espaço Office fica na avenida Horácio Raccanello Filho nº 6.170. Saiba mais.

Diretor da Embarcadero faz palestra em Maringá

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A Embarcadero, empresa líder no fornecimento de ferramentas premiadas para bancos de dados e desenvolvimento de softwares, apresenta hoje em Maringá as novidades do RAD Studio XE4, a mais nova versão da suíte de ferramentas que inclui o Delphi XE4, C++ Builder XE4 e HTML5 Builder. Mas, tão importante quanto este treinamento, denominado Delphi Tour Multi-Device, é a presença na cidade, do diretor técnico da empresa, Dormevilly Tertius. Após o treinamento, Tertius se reunirá com os principais dirigentes do setor de TI de Maringá, entre eles, o presidente da Software by Maringá, Edney Mossambani; e o coordenador do APL de Software, Ademir Faria; e também com representantes do Senai/CTM, Luiz Antônio Mendonça (gerente operacional da Unidade Maringá) e Franz Wagner Dal Belo (coordenador da área de tecnologia da informação).Continue lendo ›

Concorrência salutar

Leitor observa que concorrência só faz bem. Com a entrada do Assaí, do Pão de Açúcar, no mercado maringaense (dizem, até, que com documentos pendentes na prefeitura), o Atacadão – que nasceu em Maringá e hoje pertence ao Carrefour – está fazendo propaganda até de carro de som, nos bairros. Sem contar que, na televisão, anuncia os preços no varejo, o que era incomum. O Assaí, ao contrário do Atacadão, aceita cartão de crédito e, por isso, muitos apostam que é questão de tempo para o concorrente adotar a mesma prática.

Índice de confiança cai 7,4% em março

Os consumidores maringaenses esperam gastar menos nos próximos três meses. Levantamento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá mostra que o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense caiu 7,4%, em março, em relação ao mês de fevereiro, atingindo 131,3 pontos. “O índice ainda é considerado muito bom, mas os números indicam uma expectativa de queda na atividade econômica”, fala o economista responsável pela pesquisa, Joilson Dias. O ICCM é formado por cinco índices: expectativa de consumo, renda, emprego, satisfação financeira e avaliação da economia nacional. A queda mais forte ocorreu no Índice de Satisfação Financeira, que sinaliza que os ganhos na atividade econômica estão decrescendo (especialmente no comércio e prestação de serviços). O número, no entanto, fechou em um patamar confortável, com 156 pontos, considerado muito bom.Continue lendo ›

Nada confirmado

Leitores perguntam a respeito da propalada compra da rede de supermercados Cidade Canção (Companhia Sulamericana de Distribuição) pelo Wal-Mart, o terceiro maior grupo do setor, atrás do Carrefour e Pão de Açúcar. Não há nenhuma informação oficial nem extra-oficial a respeito, parece ser tudo boato. O setor supermercadista passa sazonalmente por este tipo de notícia. As últimas informações mostravam o interesse do Wal-Mart em redes de médio porte no varejo do sul do país, chegando a ter feito proposta de aquisição ao grupo Angeloni, de Santa Catarina. A última grande aquisição dos norte-americanos foi as marcas BIG, Mercadorama, Nacional e Maxxi Atacado.

Romagnole fecha acordo comercial com a Hyundai

O Grupo Romagnole, Mandaguari, que há 50 anos atua no segmento de produtos para distribuição de energia e instalações elétricas, firmou uma parceria comercial com a divisão de materiais elétricos da multinacional Hyundai e está comercializando os produtos dessa marca para todo Brasil. Os negócios entre os dois grupos são voltados às soluções para acionamento e proteção em baixa e média tensão. Continue lendo ›

Nissan troca o Paraná pelo Rio de Janeiro

Nissan
A montadora japonesa Nissan vai transferir sua sede do Paraná para a capital fluminense em janeiro de 2013. A primeira fábrica da indústria no Brasil será inaugurada em janeiro de 2014, ao custo de R$ 2,6 bilhões. A unidade está sendo construída em Resende, na região centro-sul do Estado do Rio. O vice-presidente de administração e finanças da Nissan no Brasil, François Dossa, afirmou que 80% dos funcionários paranaenses aderiram à transferência. O custo da transferência não foi informado, mas, para sua instalação no Rio, a Nissan recebeu diversos incentivos fiscais dos governos estadual e municipal. Leia mais.

Maringá Liquida já movimenta comércio


Começou hoje a 20ª edição da Maringá Liquida. O primeiro dia foi de intenso movimento do comércio, com milhares de consumidores da cidade e da região em busca de descontos de até 70%. A campanha, cujo tema é “Descontos gigantes”, continua até domingo. No sábado, as lojas abrirão até as 18 horas e no domingo, das 14 às 20 horas.Continue lendo ›

Cabo de guerra

De Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo:
A Foxconn, fabricante de produtos da Apple, negocia a compra de um terreno de um milhão de metros quadrados em Itu (SP), por R$ 8 milhões. O município está no páreo para sediar a segunda perna brasileira da multinacional. Outras cidades, como São José dos Campos, também estão sendo visitadas.