Política

Propaganda: deputado denuncia prefeito

O deputado federal dr. Rosinha (PT) acionou a assessoria jurídica para denunciar Beto Richa (PSDB), por propaganda ilegal em Cascavel, onde jornais veicularam anúncios de página inteira da prefeitura de Curitiba. Pelo Twitter, Richa disse que  está conduzido esse processo “com seriedade e rigor. Todos savem que não preciso desse tipo de artimanha”.

No TRE-PR

O deputado estadual dr. Batista (PMN), o prefeito Silvio Barros II (PP) e o governador Requião (PMDB), na última segunda-feira, na posse da nova presidente do TRE, desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes.

(Foto Everson Bressan/Secs)

Em Ângulo, partidos escolhem candidatos

Ângulo, pequeno município da micro-região de Maringá, volta a viver clima eleitoral. No próximo domingo acontecem as convenções partidárias que indicarão os candidatos a prefeito que disputarão o novo pleito, no dia 11 de abril próximo. As eleições de 2008 em Ângulo foram anuladas pela Justiça Eleitoral, que cassou o candidato mais votado, acusado de compra de votos; desde então a cidade é administrada pelo presidente do Legislativo. Devem disputar a nova eleição a mulher de Erivaldo Lourenço da Silva, o Valdo (PMDB), que em 2008 venceu o adversário Toninho Romano por uma pequena diferença, e Antonio Casalho Romano (PDT). Este dificilmente terá o agricultor José Luiz Bossi (PSDB) na vice, novamente, já que os tucanos querem candidatura própria.

Mário Roque quer cadeira de volta

A ministra Carmen Lúcia (foto) é a relatora do recurso do ex-deputado estadual Mário Roque (PMDB), que no TSE busca recuperar a vaga perdida para o advogado maringaense Wilson Quinteiro (PSB). O parnanguara afirma que o PSB perdeu o prazo de 30 dias para solicitar a perda de seu mandato por suposta infidelidade partidária. Segundo ele, esse prazo começaria a contar a partir da data de entrada em vigor da resolução do TSE, publicada em outubro de 2007. Leia mais.

PMN notifica institutos de pesquisa

Geonísio Marinho, secretário estadual do PMN, avisa que pediu providências à Gazeta do Paraná e ao Instituto Vox Populi para que corrijam a grafia correta do seu pré-candidato ao governo do Estado – escreveram “Lineu Tomass” quando é “Lineu Thomaz” – e até o nome do partido, erroneamente grafado PRB. O partido, que tem um deputado estadual (dr. Batista, de Maringá), também notificou aos demais institutos que preparam pesquisas de que terá candidato próprio ao governo paranaense.

Justiça Eleitoral continuará isenta, diz Britto

O presidente do TSE, ministro Ayres Britto, abriu ontem à noite o ano judiciário lembrando que 2010 tem um significado especial por ser ano de eleições gerais. O ministro destacou o desafio da Justiça Eleitoral para conduzir o processo em múltiplos aspectos e salientou a certeza de que a Justiça Eleitoral “prosseguirá isenta de interpretações jurídicas lenientes ou cúmplices com a impunidade dos transgressores da Constituição Federal, das leis e das instruções de caráter eleitoral”. Leia mais.

As voltas que o mundo dá

De Messias Mendes:

– Olha só como o mundo é pequeno: nos anos 80 o então secretário da agricultura do Paraná, Osmar Dias, demitiu alguns funcionários da Seab por subversão e atitudes esquerdistas a favor do MST. Agora Osmar costura uma aliança com o PT, partido da maioria dos demitidos da época. Entre um dos simpatizantes do MST estava Walter Bianchini, atual secretário da Agricultura do Estado e elemento de proa da cúpula petista que pode ter em Dias o seu candidato a governador.

Uma pré-candidatura cada vez mais certa

Do jeito que vai indo, até a posse do deputado estadual maringaense Enio Verri na presidência do diretório estadual do PT ele já será pré-candidato a deputado federal (hoje, ele é assumidamente candidato à reeleição). É que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, voltou a dizer que, se o presidente Lula pedir, ele não será candidato a federal, o que abre então espaço para que Verri seja candidato à Câmara Federal. Com isso, haveria uma dobradinha com o vereador Mário Verri, que sairia a estadual.

Em breve, nas livrarias

O sociólogo Rudá Ricci finalizou a redação do livro sobre o lulismo. São seis capítulos, divididos em duas partes. A primeira parte, dedicada ao lulismo, trata sobre o lulismo em sua gênese (primeira gestão), o lulismo em sua forma acabada (segunda gestão) e um balanço da literatura sobre as duas gestões Lula. A segunda parte trata da trajetória dos movimentos sociais recentes, com um capítulo sobre anti-institucionalismo ao ingresso nas formas de gestão participativa; um capítulo sobre as novas formas de gestão participativa à estatalização; e o último capítulo, sobre a trajetória da educação popular no Brasil.