maria iraclézia
Maria Iraclézia usa tempo de Pupin
Coisa estranha é…
…ouvir a candidata Maria Iraclézia de Araújo (DEM) ser chamada apenas de “Maria” no horário eleitoral gratuito. Até o começo da campanha, todos a conheciam como “Maria Iraclézia” ou “Iraclézia”. A impressão que se tem é que a propaganda é de uma outra candidata.
Carreata de Maria Iraclézia
Espetacular
Ao ser perguntado, por Mária Iraclézia, se recorreria, caso o TSE confirmasse a impugnação do seu registro como candidato, Pupin disse: “Sua pergunta é espetacular. Não trabalho com se. Não tenho dúvidas que serei absolvido. Vou ganhar no primeiro turno”. Na réplica, a candidata do DEM disse que a situação envolvendo Pupin lembra o que ocorreu em Londrina, em 2008, quando Antonio Belinati ganhou e não levou. “Meu crime, eleitor maringaense, foi assumir a prefeitura de Maringá durante 11 dias quando o prefeito Silvio Barros viajou para o Japão”, diz Pupin, que também disse que querem tirá-lo da disputa no “tapetão”. Nervoso, não aceitou a comparação com Belinati, apesar da ressalva da Iraclézia, que destacou que ele não era ficha suja, dizendo: “Não me coloquem na “mesma vala” de outros políticos.”
Meu comentário: Espetacular foi este momento do debate. Pupin deu uma de Paulo Maluf e não respondeu a pergunta. ‘Garganteou’, como um verdadeiro Barros, dizendo que ganha no primeiro turno. Não explicou a que outros políticos se referia ao dizer da ‘vala comum’. Estaria se referindo a prefeitos com muitos processos? O secretário estadual flagrado em conversas nada republicanas com um municipal?
Akino Maringá, colaborador
O tempero do debate
No penúltimo bloco do debate da TV Tibagi, a candidata Maria Iraclézia (DEM) fez a diferença. Em meio ao massacre dos candidatos contra a língua portuguesa, especialmente quanto à concordância verbal, ela tirou o programa do banho maria. Ela quis saber se Carlos Roberto Pupin (PP) vai recorrer à justiça comum se a Justiça Eleitoral tornar a negar o registro de sua candidatura. Pupin mostrou que reza pela cartilha Barros: continua acreditando que seu caso é igual ao de Geraldo Alckimin e que o fato de ter ficado “poucos dias” no período proibido para assumir o cargo o livrará do indeferimento. Na réplica, Maria Iraclézia fez a comparação com a situação vivida por Londrina, o que provocou a irritação e o pior escorregão de português da noite. O candidato de Ricardo Barros disse: “Não me ponha na mesma condição”, referindo-se a Antonio Belinati, que, vejam só, é do mesmo partido e amicíssimo dos fratelli que o tutelam. Até então, Wilson Quinteiro vinha tentando dar ao programa o ar de um real debate de ideias.
Reunião com mulheres
Maria Iraclézia fala na Acim

Candidata a prefeita de Maringá pelo Democratas, a zootecnista Maria Iraclézia de Araújo apresentou suas propostas na sede da Acim, ontem à noite. Ela foi a sexta candidata a participar da reunião de diretoria da entidade e iniciou a apresentação elencando alguns problemas internos da prefeitura, como a morosidade para conseguir documentos, a exemplo dos alvarás, a corrupção e a burocracia. “Não estou querendo criticar nenhum governo, apenas apresentando problemas que a própria população nos relata”. Segundo ela, a opção por uma coligação independente político-partidária permitirá que os cargos públicos sejam preenchidos por pessoas competentes para a função e não por indicação.Continue lendo ›
Iraclézia quer fazer dois censos
Enquanto a candidata a prefeita pela coligação “Maringá para todos os trabalhadores”, Débora Fernandes de Paiva, foi à Acim defendendo a expropriação de imóveis ociosos, a candidata do Democratas, Maria Iraclézia, surpreendeu ao falar de seu plano de governo. Ela detalhou a ideia de fazer dois grandes censos, um demográfico e outro empresarial, para obter as informações que serviriam de base para sua administração, o que facilitaria na tomada de decisões. Um dos aspectos que vem sendo destacado junto ao eleitorado é que, pelo fato de não ser ligada a grupos políticos e empresariais, Maria Iraclézia, caso eleita, poderá mesmo tomar medidas que desagradem determinados grupos da cidade.
Campanha nas ruas

A candidata Maria Iraclézia (DEM) também obteve liminar na Justiça Eleitoral contra a lei municipal que restringe a propaganda dos candidatos nestas eleições. Wilson Quinteiro, do PSB, foi o primeiro a conseguir a permissão, já que a lei é escancaradamente inconstitucional. Com a decisão, ambos os candidatos ganharam maior visibilidade e volume de campanha.
Encontro no desfile
Carreata e caminhada
A elegância de Iraclézia
Estou gostando dos programas eleitorais da candidata do DEM. Como se dizia antigamente, tem batido colocado, diplomática. Hoje, por exemplo, falou dos ‘caras maquiadas’. E o que tem de cara maquiada, muitas de pau, é uma grandeza. Pena que seu tempo seja curto. Será que Enio Verri não poderia ceder um espaço para ela? Uns dois ou três programas seriam suficientes.
Akino Maringá, colaborador
Convite recusado
No horário eleitoral, Maria Iraclézia de Araújo (DEM) confirma ter recebido vários convites para ser vice nestas eleições. O fato lembra que outro candidato a prefeito de maringá, Wilson Quinteiro (PSB), recebeu convite para ser vice de Silvio Barros II (PP) em 2008. Depois que recusou, Walter Guerlles (PR) foi convidado e também recusou. Não restou a SB II outra opção a não ser Carlos Roberto Pupin, a quem apresenta hoje como seu maior chegado.
Jingle de Maria Iraclézia
Mais um jingle com a grife da Mac Audio e Jimmy de Oliveira, feito para a campanha de Maria Iraclézia, candidata a prefeita de Maringá pelo Democratas.
“Eu estava nervosa”, diz Maria Iraclézia
Maria Iraclézia, candidata a prefeita pelo DEM, confessou em artigo em seu site que estava nervosa em seu primeiro debate na televisão. “Enfrentar as câmeras, ao vivo, diante de candidatos bem mais experientes e que ocupam cargos públicos como deputado ou prefeito, não é fácil. Além disso, alguns deles já concorreram várias vezes à prefeitura. Durante o debate procurei não entrar em questões polêmicas. Para mim, o mais importante é mostrar quem sou, o que penso e quais os projetos que temos para colocar em prática na Prefeitura de Maringá a partir de primeiro de janeiro de 2013”, escreveu. Leia mais.
A fala de Maria Iraclézia
A candidata do DEM, Maria Iraclézia de Araújo, foi “para a galera” ao usar seu tempo no evento do Sismmar.
O município, uma empresa
A candidata a prefeita de Maringá pelo DEM, Maria Iraclézia de Araújo, foi a entrevistada de hoje do programa do ex-deputado federal Pinga Fogo de Oliveira.
Disse que a prefeitura é uma grande empresa que ela quer administrar. Alguns espectadores fizeram um reparo, acreditando no empenho da candidata para se tornar popular: o chute na canela de Rui Barbosa ao dizer que não apresentará nenhuma proposta “que seje” mirabolante.
Domingo de campanha
Iraclézia no segundo turno?
Há quem diga que são grandes as possibilidade de um segundo turno entre Enio Verri e Iraclézia, que seria a grande surpresa dessas eleições. Não duvido e o primeiro indício é o resultado da enquete do blog, que neste momento (11h57) aponta a candidata do DEM em primeiro lugar com 29,53%, seguida por Verri com 22,32%. Lembrando que o se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.
PS: Tenho quase certeza que o resultado será bem diferente.
Akino Maringá, colaborador
Empresário é o vice de Maria Iraclézia

O empresário Francisco Favoto, ex-juiz classista na Junta de Conciliação e Julgamento de Maringá, foi confirmado há pouco candidato a vice-prefeito na chapa de Maria Iraclézia de Araújo, do Democratas. Ele foi presidente do Rotary Clube Maringá – Maringá Velho por duas vezes e já coordenou a Pastoral Familiar da Catedral, tendo integrado o Conselho Deliberativo da Acimn em três, sendo um dos fundadores da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Micromar), junto com Ercílio Santinoni, diretor-geral da Secretaria de Indústria e Comércio do Paraná. A candidata do DEM confirmou que recebeu vários convites para ser vice, agradeceu, mas disse que como uma mulher de princípios não poderia mudar “para atender interesses de determinados grupos”.
A participação de Maria Iraclézia na campanha eleitoral é um dos fatos mais importantes da campanha, por ser um nome novo e por dividir a mesma faixa de votos do candidato do PP, que também é da área rural.
Vice de Pupin depende do DEM
O capo Ricardo Barros (PP) não está lá muito preocupado com a imposição do PMDB paranaense, pois acredita que pode dar um balão na turma, pois é muito mais esperto que ela. Mas ficou claro que a indefinição do vice de Carlos Roberto Pupin está amarrada à candidatura de Maria Iraclézia de Araújo a prefeita. Se ela confirmar a candidatura a prefeita, pelo DEM, Barros colocará uma mulher na vice de Pupin; se Maria Iraclézia desistir da candidatura, o vice será mesmo o professor Cláudio Ferdinandi, que há três eleições tem seu nome na relação dos contas sujas do Tribunal de Contas do Estado.
Oficialmente, nada
O Democratas de Maringá ainda não se achou nesta campanha política. Não há nada oficial sobre a candidatura a prefeita de Maria Iraclézia de Araújo, muito menos de seu vice. Só boatos. Que vão da desistência à notícia de que o advogado Umberto Becker será seu vice.
No aguardo
Quatro dias depois de terminado o prazo legal para a escolha dos candidatos, ninguém em Maringá sabe quem será o vice do PP nem se Maria Iraclézia de Araújo ainda será candidata pelo DEM. As conversas que correm nos bastidores é que poderia até haver desistência, dada a impossibilidade de costurar uma aliança para se designar um vice. Uma desistência a essa altura do campeonato, além de demonstrar fraqueza, serviria para sepulcro político.
Iraclézia, a nossa Dilma
Ao se lançar como candidata a prefeita, pelo DEM, sem estrutura, sem um vice de peso, a presidente da SRM deve estar pensando em seu futuro político, credenciando-se para ser candidata a deputada, pois as possibilidades de ser eleita nesta eleição são poucas. Mas corre o risco de se queimar, fazendo uma votação pífia. Se aceitar ser vice de Enio Verri, tem chances reais de se tornar vice-prefeita, e mais à frente até mudar de partido, já que no DEM dificilmente terá futuro.
No seu lugar, eu não teria dúvidas, aceitaria o convite do PT, já que não é possível que Enio Verri aceite ser seu vice. Neste caso, a chapa seria imbatível, e nem haveria segundo turno. Com apoio do PT, Iraclézia seria a ‘nossa Dilma’. Se não for agora, pode ser no futuro.
Akino Maringá, colaborador
DEM vai mesmo com Maria Iraclézia
Apesar de que em política tudo pode acontecer, o Democratas de Maringá vai mesmo com candidatura própria à prefeitura. Maria Iraclézia de Araújo será candidata, mesmo não tendo uma aliança formal. Aguarda-se a confirmação de um partido para a vice, mas a probabilidade é reduzida. Mesmo assim, o DEM iria para a disputa, com chapa pura, a exemplo de Dr. Batista e Wilson Quinteiro. Ajudou a formar o atual quadro a opção do PSD pelo PP, e assim o vice de Enio Verri será mesmo Sidnei Telles (PSC).
Enquanto isso, na convenção do PP, quem subiu para integrar a mesa principal foi Willy Taguchi, presidente do PPS. A vice de Carlos Roberto Pupin ainda não está definida, já que o PSDB não abre mão de uma tucana na vice do prefeito em exercício.
Resiste?
Uma das expectativas deste último dia de convenções partidárias: Maria Iraclézia de Araújo vai sozinha pelo Democratas ou aceita ser vice de Enio Verri? Ela recebeu um telefonema da ministra Gleisi Hoffmann, que estará em Maringá hoje. Maria Iraclézia resistirá a um convite feito, agora, pessoalmente?
Show woman
O desempenho de Maria Iraclézia de Araújo ontem à noite, na convenção do DEM, chamou a atenção. O presidente do PPS, Willy Taguchi, por exemplo, ficou impressionado com a desenvoltura da pré-candidata, ao discursar.
Dois candidatos ou uma dobradinha?

Foto de Tabajara Marques mostra Luiz Gonzaga, pré-candidato a vereador, o presidente estadual do PT, deputado estadual Enio Verri, e a ruralista Maria Iraclézia de Araújo, do Democratas, ontem à noite, na convenção do DEM. A ata da convenção do DEM teria ficado em aberto e Maria Iraclézia pode fazer dobradinha, ficando com a vice do petista. O leitor, portanto, ao ver a foto, pode estar olhando não dois pré-candidatos a prefeito, mas apenas uma chapa majoritária.
Candidatíssima
Voltou a circular hoje, de novo, boato de que Maria Iraclézia de Araújo (DEM) iria de vice de Enio Verri (PT), mas a convenção de hoje à noite vai confirmar a candidatura própria. O vice está praticamente certo; a aliança está sendo finalizada. Integrantes da regional do Democratas já estão chegando à cidade para prestigiar a convenção.
DEM lança Maria Iraclézia amanhã à noite

O Democratas vai oficializar o nome de Maria Iraclézia de Araújo, amanhã, como candidata a prefeita de Maringá. A convenção acontecerá no Centro Comunitário do Jardim Alvorada. No mesmo evento serão oficializados os nomes que integrarão a chapa de vereadores. Estão sendo aguardadas lideranças, como o presidente estadual do partido Elio Rusch; o deputado federal Abelardo Lupion, vice-presidente nacional do partido; o deputado estadual Pedro Lupion; e o presidente do DEM Maringá, Rodrigo Sória.
Sobre possíveis coligações, Iraclézia diz que houve muita conversa de bastidores, mas que o partido decidiu não fechar nenhum acordo antes que as bases formalizem o nome do candidato. Outra questão importante, segundo ela, é buscar partidos que se afinem com o DEM e com o programa de governo que está sendo elaborado.
Presença garantida na eleição

Reta final das convenções, o que não faltam são boatos (aqui em Maringá tem um ex-deputado que deverá participar das Olimpíadas como lançador de boatos, inclusive). O objetivo, em muitos casos, é desestabilizar adversários e inviabilizar alianças – um jogo rasteiro que já se viu em outras ocasiões. O ex-secretário de estado Wilson Quinteiro (PSB), assim como o deputado estadual Dr. Batista e Maria Iraclézia, é alvo das boatarias sobre desistência. “Serei candidato, não tem outra alternativa. Vou disputar a eleição, não há dúvidas. E a eleição em Maringá terá sim segundo turno, pois estarei no segundo turno”, dizia ele ontem, em Curitiba, em meio aos contatos por coligações. Na foto, ele aparece com Laércio Rodrigues da Silva, pré-candidato a vereador pelo PSB.
Garantia presidencial
O presidente do Democratas de Maringá, Rodrigo Sória, garante que Maria Iraclézia de Araújo não tem outra escolha a não ser a candidatura a prefeitura. Mesmo que o DEM não consiga uma aliança? “Vai ter coligação”, voltou a garantir, antes de conversar com o ex-reitor Décio Sperandio, muito ligado ao governador Beto Richa e filiado do PPS. Durante a semana, DEM e PPS trocaram figurinhas, mas o “partido decente” já está vendido comprometido com os fratelli há tempos.
Repetindo a coligação
As negociações entre o DEM de Maria Iraclézia de Araújo e o PSB de Wilson Quinteiro estão mais adiantadas do que nunca. São grandes as possibilidades de os dois partidos repetirem a coligação que fizeram em 2008, em Maringá.
PT vice do DEM, pode
http://youtu.be/MIKejC9JHr0
Maria Iraclézia de Araújo, na entrevista a Soares Manzzane, do programa Tribuna da Massa (Rede Massa/SBT), disse que o DEM não tem problema nenhum de aceitar uma vice do PT e, e,m seguida, corrigiu: trazer o PT para uma vice. Apenas o vídeo com as entrevistas de Maria Iraclézia e Enio Verri foram disponibilizados no canal da emissora no YouTube.
Hoje será a vez do médico e deputado estadual Dr. Batista, que pela primeira vez desde que disputa a prefeitura (e já foram três), lidera todas as pesquisas de intenção de votos.
Questão de interpretação?

Taí um bom tema para discussão. Hoje é o Dia do Profissional de Mídia, e um leitor aponta que este cartão enviado pela pré-candidata a prefeitra Maria Iraclézia de Araújo errou ao classificar o mídia como sendo praticamente um jornalista, quando na verdade ele trabalha apenas com veiculação de publicidade. Ele garante que profissionais da área estão rindo com a iniciativa.
O plano C
O presidente do Democratas de Maringá, Rodrigo Sória, seria a solução caseira para a vice de Maria Iraclézia de Araújo – o plano C da turma no caso de a executiva regional do DEM melar uma eventual sobradinha com o PT maringaense. Enio Verri comprometeu-se a “quebrar” resistências do PT e do DEM, neste caso, em Brasília, mas um atrito não seria bom para ninguém. Sória, na eleição passada, foi vice de Wilson Quinteiro. Naquela época o DEM tinha quase o dobro do tempo de televisão que tem hoje.
Mais um nome na disputa
Terminada a Expoingá dos 40 anos, aguarda-se algo mais além da divulgação dos números finais e totais da feira-exposição de 2012. Há uma expectativa em relação ao pedido de licença da presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, que deve ser oficializada nos próximos dias. Em seu lugar assumirá Otávio Perin Filho, vice-presidente. É o que se aguarda com a confirmação de que o DEM terá Maria Iraclézia como candidata a prefeita. Pelo menos, é o que tudo indica que vai acontecer.
2012?
O governador equivocado
A presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, disse hoje em entrevista a uma rádio que o governador Beto Richa estava equivocado quando se referiu à ExpoLondrina como a maior feira do país. Ela rebateu críticas do governador ao movimento que protestou contra a proposta de “feira oficial do Paraná”, beneficiando a cidade natal de Richa. Ouça aqui.
*/ ?>









