Túnel do tempo

Há algumas décadas…

Parte do secretariado de Ricardo Barros, após ganhar as eleições para prefeito em 1988, e amigos. Entre outros, aparecem Amauri Meneguetti, Edmundo Albuquerque, Chiquinho Ribeiro, Laurinho Amaral e Silvio Barros II usando barba.

Pé Vermelho

O ex-deputado federal Odílio Balbinotti, que cumpriu cinco mandatos e chegou a ser convidado para ministro da Agricultura, durante campanha, nos anos 1990, em Maringá. Foto colorizada.

Cantores

Chrystian e Ralf na redação do antigo O Diário do Norte do Paraná, na esquina das avenidas Tuiuti com Centenário (hoje, terminal rodoviário). Tinham acabado de vir de Londrina, divulgando um dos primeiros discos da dupla sertaneja, pela RGE.

Antes e depois

João Francisco do Nascimento, o atacante Bugrão, jogou pelo Grêmio de Esportes Maringá de 1975 a 1983. Á esq., quando ajudou a ganhar o título de campeão paranaense, em 1977. Também atuou pelo Figueirense e Fortaleza. Aos 67 anos, além de uma escolinha de futebol, é vereador pelo PSDB em Sarandi.

Prova Tiradentes

A foto é de 19 de abril de 1981, após o termino da VII Prova Rústica Tiradentes. O vice-prefeito Sincler Sambatti coloca a medalha no atleta Sandro Trevisan, de Apucarana, o único veterano a participar da competição.

Foto: Acervo Eu Amo Maringá

Folha do Norte

Depois do time do O Jornal, agora o time da extinta Folha do Norte. Foram identificados (da esq. p/ a dir.): Jorge Fregadolli, Renato, Armando Kage, Gilson, João Batista Siqueira (Foguinho), Waldemir Poppi e José Antonio Moscardi; agachados: Walter Poppi, Nino, Jurandir, Sergio Jacques e Francês. Falta identificar 3 (o segundo em pé e o 4º e o 5º agachados).

Casal

O médico Said Ferreira (1933-2010), prefeito de Maringá por dois mandatos, ao lado da primeira-dama Irma Badotti Ferreira (falecida em 2022, aos 82 anos), em foto colorizada.

Na Rádio Cultura

O radialista Manoel Orlando, plantonista de esportes de primeira e fã de Roberto Carlos, nos deixou em 24 de junho de 2022. A foto, que foi colorizada, o mostra no estúdio da extinta Rádio Cultura com uma ouvinte e o cantor Patrick Dimon, que hoje à noite faz show no Amapá.

Bons tempos aqueles

Com três times profissionais, o futebol maringaense vive uma fase de boas recordações. Como as do tempo em que o Estádio Willie Davids lotava e não tinha nada interditado. A foto é do tempo em que não existia o Novo Centro.

Galinho de Quintino

O ex-jogador Zico, que esteve na cidade dias atrás, já passou várias vezes por aqui, inclusive jogando pelo Flamengo no Estádio Willie Davids. Na foto (colorizada), ele no início dos anos 1990, quando foi recepcionado pelo saudoso Oscar Batista de Oliveira.

Foto: MN

O Jornal

Formação do time de O Jornal, possivelmente em 1988, incluindo o goleiro Romário, o saudoso Claudio Struett, Sarandi (operador da impressora), Angelo Rigon e, sentados, Luciano Pozza, o fotógrafo Márcio Damásio, o corintiano Cassiano e Osvaldir e seu filho.

Visita da Casa Civil

O ex-ministro Alceni Guerra, então chefe da Casa Civil do governo Jaime Lerner, recebido em Maringá em 2001, pelo prefeito José Claudio Pereira Neto. Ari Eduardo Stroher (prefeito de Mandaguari) e Renato Bariani (secretário municipal) também aparecem na foto.

Capital do Café

Londrina, 1954, auge do ciclo do café. Vê-se um carro da polícia e, atrás, um da reportagem da Folha de Londrina. Do acervo de JC Cecílio.

Raridade

Do acervo de JC Cecílio um chaveiro personalizado com o nome do empresário Yoshiaki Oshiro, um dos fundadores da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão e responsável por trazer empresas japonesas para o país. Ele faleceu em Curitiba em 2023, aos 81 anos, e foi secretário municipal em Maringá antes de se tornar presidente das Centrais de Abastecimento (Ceasa) na gestão Ney Braga. O mimo foi quando Maringá sediou temporariamente o governo paranaense.

Só gente boa

(Da esq. p? a dir.) Vanda Munhoz, Marcos Cezar Lukaszewigz, o Lukas, que já nos deixaram, Andye Iore e Ivan Amorim. Eram jurados à época do concurso de fotografias de ipês. Foto de Jorge Villalobos.

Concurso em 1975

Entrega de prêmios do concurso de símbolo dos 28 anos de Maringá, em maio de 1975, registrado pelo extinto O Diário do Norte do Paraná. No gabinete da Secretaria de Cultura e Turismo aparecem (da esq. p/ a dir.): 1 – José Tarcísio P. Trindade (2° colocado); 2 – José Carlos Struett (2° colocado); 3 – Nadyr Maria Alegretti (secretária municipal); 4 – prefeito Silvio Magalhães Barros; 5 – Wilson T. Yabiku (1° colocado); e 6 – José Carlos Cecilio (3° colocado).

    Central em Santo André

    Anúncio da filial paulista do extinto Frigorífico Central, que tinha matriz em Maringá, na revista Polícia Paulista (Ano VI, nº 22), sem data definida. Do acervo de JC Cecílio.

    Lembra?

    Do acervo de JC Cecílio, os famosos Fósforos Paraná com estampas de pontos do Brasil. Ele conseguiu 20 caixinhas, com os fósforos originais.

    EC Mandacaru

    Esporte Clube Mandacaru, em 1972. Em pé: Fumaça, Niltinho, Canhoto, Neno, Ermelindo, Baiano, Laércio e Pituca. Agachados: Robertinho, Paulinho, Brasinha, Luizinho, Bechir, Silvio e Zé Reis.

    Sessão na 7ª legislatura

    Vereadores participando de sessão na legislatura 1973-1977. Aparecem (da esq. p/ a dir.): Tércio Hilário de Oliveira, Carlos Alberto de Paula (pai do atual prefeito de Sarandi), Eli Diniz e Jesus Hernandes, todos eleitos pelo MDB. O prédio, na avenida Tiradentes, é hoje uma farmácia.

    A primeira reunião

    Registro feito por João Mantovan (do extinto O Estado do Paraná) da primeira reunião de secretariado do então prefeito Ricardo Barros, em janeiro de 1989. O primeiro à esq. é Edmundo Albuquerque, secretário de Comunicação, hoje pré-candidato a vereador pelo PP.