TJ nega habeas corpus a Ricardo Barros

O desembargador Lídio José Rotoli de Macedo, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná, negou na tarde de hoje habeas corpus solicitado pelo secretário de Indústria e Comércio de Beto Richa, o capo Ricardo Barros (PP). O pedido foi ajuizado na última sexta-feira e pedia o trancamento da investigação da notícia crime na qual ele figura como noticiado, suspeito de manipular licitações no governo do irmão mais velho, Silvio Barros II, prefeito de Maringá. No HC, Barros relata que a denúncia é nula por se originar de uma denúncia anônima, que levou à interceptação telefônica de vários números de telefone, pedidos feitos pelo Gaeco e deferidos pelo juízo da 2ª Vara Criminal, no final do ano passado. A intercepção acabou flagrando uma conversa entre o secretário de Beto Richa e Leopoldo Fiewski, super-secretário de Silvio Barros II e de Carlos Roberto Pupin, levando à instauração da notícia crime, “em face da suspeita de envolvimento do paciente em fraude à licitação para serviços de publicidade e propaganda”.


Ricardo Barros tenta anular as gravações como provas de ilícitos penais, alegando que a notícia crime foi instaurada com base em conversa telefônica extraída da Operação Quebra Galho, que visava outros investigados, e que portanto  a investigação desenvolvida por seu intermédio deve ser trancada, além do periculum in mora “afigura-se certo, porque a exploração política do fato importa desgaste para o paciente junto aos seus eleitores” (Barros não é candidato, como quis fazer parecer, e sim coordenador geral da candidatura de Pupin). Ao indeferir o pedido de trancamento da denúncia, o desembargador considerou que não restaram demonstrados os requisitos necessários para a concessão da liminar da ordem, “quais sejam, o periculum in mora e o fumus boni iuris“. O despacho é de ontem e foi disponibilizado na tarde de hoje. Barros também tem recurso contra a denúncia em análise no STF.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.

67 pitacos em “TJ nega habeas corpus a Ricardo Barros

    • Zé, o que não existe é imprensa independente. SBT cade vc? Ric TV cade vc? Porque a Globo o Ricardo disse que já comprou.

    • SE REALMENTE EXISTE JUSTIÇA, O BETO RICHA ENCERRA SUA CARREIRA COM O ESCANDALO QUE SE AVIZINHA.
      PERDEU A MORAL COMIGO. RICHA É REFEM DO. ROUBARDO ET CATERVA.

      HOJE, ME. ARREPENDI DE NAO TER VOTADO NO OSMAR DIAS.

  1. A Justiça sempre existiu. Só trabalhava para um lado só ( o mais podero$o). Agora , finalmente, vamos poder dizer que estamos caminhando no rumo certo: aquele que vai acabar com a corrupção, daqui a 500 anos (mais ou menos). Vai em frente, Des. Lídio J.R. Macedo.

  2. Parabéns Dr. Lídio Rotoli de Macedo.. A câmara de vereadores vai lhe dar um Título de Cidadão Benemérito de Maringa.
    O senhor merece, pena que a grande imprensa esteja comprada.

  3. Tiaozinho diz:

    Esse malufista nao merece circular impune pela cidade. Ele acha que manda em toda a imprensa porque diz aos companheiros que todos beijam sua mao.
    Absurdo isso.

  4. Marcio Lopes diz:

    Hj consigo entender o que a cidade toda fala que O Diario ta comprado, so nao sabia da RPC TV que nao divulga nada.

  5. A CASA CAIU RB, UM DIA ISTO TERIA DE ACONTECER, OU VOCE ACHAVA QUE PODERIA SER O REI PARA SEMPRE, QUERO VER AGORA SEUS SÚDITOS FUGINDO FEITO BARATAS TONTAS.

  6. Roberto F.Filho diz:

    A RPC tem algum relacionamento estranho com a família Barros sim, pois, por diversas vezes, telefonei lá e sugeri como matéria o projeto de lei de ficha limpa para cargos comissionados e a pessoa que me atendeu sempre tentava desviar o assunto, dizendo que estavam cobrindo denúncias na câmara municipal etc. Também fiz várias sugestões online de matérias sobre o tema da lei de ficha-limpa municipal em maringá, um tema que está dando o que falar em outros municípios só que aqui em maringá é “letra morta”. Resumindo, não há interesse algum da RPC de investigar o engavetamento do projeto de lei que trata sobre a ficha limpa municipal!!!

  7. A CAMPANHA A PREFEITURA DE MARINGA FOI PARA BREJO OU MELHOR DIZENDO PARA BARRO ACORDA PUPIM SAI FORA EM QUANTO E TEMPO ESSE BARCO JA A FUNDOU A MERDA TA I NDOPARA O VENTILADOR O CAPO CAIU

  8. PUPIN NA HORA QUE COMEÇAR A MERDA VENTILAR VAI SOBRA PARA VC TEM MUITO MAIS AINDA O CAUSO DA SAOP DO VAGNER MUZIO VIJE FEDEU ADEUS BARROS ADEUS PUPÍN

      • anonimo 1313 diz:

        Ao Lado do Povo uma ova, e sempre quer ver o circo pegar fogo, mas tem o lado bom, eu acredito que seja independente e imparcial, esse e o lado bom.

  9. COBRA CORAL diz:

    QUERO PICA-LO E DEPOIS A SUCURI VAI FAZER A OPERAÇÃO QUEBRAGALHO, DIGO, OSSOS PRA ENGOLIR ELE.

  10. KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!

    Mais um pouquinho…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!

    Ahhhhhhhhh… Deixa…

    KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!

  11. Roberto F.Filho diz:

    Rigon, por favor me esclareça uma coisa: a planilha de custos/justificativa que fundamentou o aumento da passagem de ônibus é de conhecimento público ou, ao menos, dos vereadores!? Ouvi dizer que ela estava sendo ocultada pela Setran e Sr. Prefeito, isso condiz? Pergunto, pois estamos na vigência da lei 12.527/11, lei de acesso à informação, e não se justifica a não divulgação desses dados, até por que é necessário para conhecimento público visando a fiscalização popular.

    • Sou CC mas agota podemos nos soltar mais.
      Espera mais um pokito pra ver??
      Vai ter rojão nos quatro cantos da cidade.

        • O anônimo, apenas pra esclarecer que o Ricardo Barros, Cida Borghetti, Silvio Barros ou Pupin., não sao meus patrões. Fiz concurso publico e passei.
          Hoje eles tem o Poder mas Isso não me impede de colocar minha opinião.
          Te digo mais….. Se a casa deles cair, vc vai ver o tanto de sacanagem que tem nas contas publicas, com notas falsas de serviços não realizado. Isso é só o começo.
          Falavam do PT que roubava, mas eles conhecem bem este assunto, viu?
          A papelama da scc da fazenda e administração vão aparecer na hora certa.

  12. este cobra coral esta envenenado mesmo.
    sera que o pinga esta fazendo out door para auto promoção
    já visando a derrocada, manda presente pra turma porque
    agora a jabiraca bebe pinga.

  13. as coisas parecem que vão andar, como diria o grande mestre Moraes numa situação destas:
    ” Vigilavit iustitiae oculus” (O olho da justiça vigiou, ou seja “Palavras voam, escritos ficam”)
    Fumus comissi delicti ” ( Fumaça do delito cometido: Usado para fundamentar o recebimento da denúncia e, dentre outros, também como requisito para a prisão preventiva.)

  14. PUPIN ONDE VAI POR TANTO ORGULHO E INJUSTIÇAS?
    E O SBII? VAI FAZER BEIÇINO, VAI?
    E AS SECRETÁRIAS FOFOQUEIRAS EM PUPIN?

    CAIU DE MADURO.
    EU SI DIVIRTU. PORQUE JA CHOREI DIMAIS.

    A JUSTIÇA DE DEUS É IMPLACÁVEL!!!

  15. PROFISSIONAL diz:

    SEUS AMADORES, RICARDO BARROS JA COMPROU TODA A IMPRENSA, SO FALTA O RIGON.
    KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA

  16. Isso não vai dar em nada, o RB já deve tar contratado um batalhão de advogados, a mídia toda é comprada, e o povão que é tudo robotizado não lê blog, não percam seu tempo, até o dia 7 de outubro ninguém mais vai lembrar disso porque o povo tem memória de doberman. Agora….se realmente o RB for preso e o julgamento do mansalão prenderem os caras, podem todos correrem para uma igreja, o mundo não passa de 2012 mesmo.

  17. Professor diz:

    Cadê os jornalistas sérios e de compromisso da verdade com a população de Maringá.A maior emissora de TV local nada comenta e as outras.Por que este silêncio profissionais da comunicação,onde esta a garra de noticia e investigação do tempo de universidade? Sou professor e estou decepcionada.Vamos mudar a situação do nosso municipio e país com as notícias verdadeiras.

  18. Rigão, então o Habeas Porcus do homem deu água ?

    Será que vem algemas por aí ?

    O Juiz deu um bom sinal, não acham ?

  19. Como dira meu amigo Eduardo Santos : “É Complicada a situação!”.
    Aliás lembram quando o Jairo Gianoto perdeu as eleições e o JOSÉ CLAUDIO (PT) ganhou? Quanta coisa veio à tona! Então estamos próximos a ver o REMAKE desta novela. Os personagens mudaram mas a trama é a mesma.
    Muita coisa ainda a ser descoberta, não percam os próximos capítulos! kkk
    Por isso digo que a arte imita a vida, e aquilo que a gente acha que só acontece em novela, já aconteceu na vida real de alguma forma.
    Abração e pessoal do bem que está nesse barco, pula fora logo, se não não sobrará bote assim como no Titanic e vão afundar juntos.

  20. JORNALISTA SÉRIO É COMO ADVOGADO HONESTO …
    QUE EXISTE, EXISTE, MAS NINGUÉM VIU …
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Baianinha diz:

      Tem jornalista serio sim, difícil é empresa jornalística seria.
      Mas isso é bom, porque mostra que esse negocio de defender o povo é pura palhaçada.

  21. Observador diz:

    Certa vez em conversa com um alto funcionário do jornalismo da RPC em Maringá ouvi uma frase que me deixou intrigado. Ele afirmou saber de muitas coisas erradas que acontecem na cidade mas que não podem tocar no assunto. Pelo que eu entendi existem “forças ocultas”, como diria Jânio Quadros, interferindo nas pautas do veículo. Se a RPC está assim imagina os demais veículos que descaradamente comem na mão do coronelzinho maringaense ou cujo dono volta e meia aparece abraçado com ele nas festas da alta sociedade local.

  22. Me lembrou o gianoto que segurou, segurou mas depois explodiu.
    É questão de dias ou horas.
    A verdade aparecera.

  23. Será que o Governador vai mandar esse x embora? Já esta demorando demais. Vamos lá Beto, ou a lama de Maringá vai suja-lo, se já não está sujo né? Você conhesse bem a fera, porque ainda não o despediu? Está na hora de faze-lo e apoiar a Iraclezia para prefeita, para dar um pouquinho de esperança ao povo maringaense.

    • Olho Vivo diz:

      Beto Richa demorou pra tomar uma atitude de homem serio. Manda ele coordenar campanhas e limpa a casa.

  24. Anônimo, SEJE tranquilo, pq a Iraclesia Já tem o apoio do Demostrnes. Vai gastar 1 milhão e 500 mil reais.
    Só esperamos que ela cumpra a palavra de não apresentar proposta que SEJE Mirabolante.
    Pelo menos ela disse isso no Pinga Sangue

  25. Rubens Mascarenhas diz:

    PERAÍ GENTE! VAI COMEÇAR UM PROCESSO CRIMINAL E VOCEIS JÁ ESTÃO PRENDENDO? NÃO É ASSIM NÃO. TEM QUE TER PROCESSO E TEM QUE TER JULGAMENTO. SÓ NO FINAL É QUE SERÁ APURADO SE HÁ RESPONSABILIDADE OU NÃO.

    ISSO QUE ESTÁ SENDO FEITO AQUI NO BLOG É COISA DE QUEM TEM INTERESSE POLÍTICO.

    • Olho Vivo diz:

      Rubens, e o Demostrnes? Por que ele foi cassado? Já julgaram o processo contra ele? E o Collor?
      Peralá vc.
      O governador vai continuar pagando pela bandidagem dessa TIURMA?
      Ou ele pede pra sair logo ou a corrente contra ele cai aumentar e quem sabe chegar ao chefe dele que é o governador Beto Richa.
      As pessoas já estão comentando em Maringa que o Requiao era melhor que o Beto.
      Isso vai crescer.

  26. CEZAR LIMA diz:

    Alguns “Pitaqueiros” aguçaram, despertaram minha atenção: O PENSADOR, demonstra realmente ser um Pensador, Homem de Letras, de Ideias e de Ideais; SÔNIA, demonstra ser uma mulher e funcionária pública, equilibrada e digna. Culta, sabe expressar-se muito bem e não tem “papas na lingua”. No geral, ANONIMOS , dominam os pitanos e a grande maioria com senso de Justiça, querendo JUSTIÇA. Sobre a “omissão da Imprensa”, recomendo a leitura do “DECÁLOGO DE LENIN” escrito em 1913/14.Existem ainda jornalistas íntegros e poucos meios de comunicação, íntegros, o RIGON é uma dessas exceções

  27. POXA VIDA QUANTA INUTILIDADE SE FALA, SÓ SE DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O SEGUINTE: QUEM DEVE TEM QUE PAGAR,
    AGORA NÃO É A HORA DO POVO FAZER CAMPANHA EM CIMA DOS ERROS DOS OUTROS, É HORA DO POVO SE MOBILIZAR (COMO FEZ COM OS SUPER$ALRIOS) E PEDIR APURAÇÃO DIGNA DOS FATOS, QUALQUER CIDADÃO QUE SE SENTIR ENGANADO, LESADO OU SIMPLESMENTE EXERCER O DIREITO CIVICO E MORAL PODE IR AO MINISTERIO PUBLICO E PEDIR INSTAURAÇÃO DE INQUERITO , QUE SE TORNARA UMA ACP (AÇÃO CIVIL PUBLICA) E DESSA FORMA DEVE SER LEVADA ATÉ O FIM, SÓ ACHO QUE NÃO DEVERIA SE FAZER TANTO ALARDE QUANTO A CANDIDATOS, POIS O “CAPO” NÃO É CANDIDATO ELE TEM INTERESSE POR SER PRESIDENTE ESTADUAL DO PP, AGORA RESPONDAM COM SINCERIDADE, QUAL DESSES CANDIDATOS HOJE ENTRARÃO LA DENTRO E SERÃO EXTREMAMENTE CORRETOS? NA MINHA OPINIÃO NENHUM.
    NENHUM DELES TEM PEITO E ATITUDE PARA SER COMO UM GETULIO VARGAS QUE PREFERIU SE MATAR A TER QUE CORROMPER.
    PENSEM MARINGAENSES
    ESCOLHAM O MELHOR PARA A CIDADE, POIS SE NÃO SERÃO 4 ANOS DE SOFRIMENTO

    • Anônimo, o CAPO manda na administração. Os outros Sao fantoche na mao dele.
      Meu patrão é empresário e sabe disso.
      O Silvio, cida e Pupim é o Demostrnes q faz tudo que o Ricardinho Cachoeira manda.

  28. So para ESCLRECIMENTO, O PUPIN NAO TEM NADA A VER COM ISSO!!! vamos falar serio gente!!! acusar è muito facil, mas incluir gente que nao tem nda a ver…. quanto ao anonimo NELSAO… adorei o SEJE, eu ouvi e nao acreditei!!! pos a pos graduacao no lixo!!!!! kkkkkkk Sou PUPIN 11 .

  29. EMPRESÁRIO diz:

    PELO AMOR DE DEUS, TIRA ESSA FIGURA DE CIRCULAÇÃO. TA QUABRANDO OS EMPRESÁRIOS. UM AMIGO GRAVOU UM AXAQUE NERVOSO DELE.

  30. Agora os “camparsas” vão fugir do ninho dizendo estratégidamente, à la Lulla, que não sabiam de nada.

    Faz-me rir gavião leitão.

  31. Aguinaldo diz:

    Parabéns Dr. Lídio Rotoli de Macedo e Parabéns Rigon!
    Esse tipo de notícia não é divulgada pela mídia comprada e espero que o Sr. nunca seja comprado por eles, Parabéns mesmo!
    Esses Barros tem que pagar por tudo de ruim, por todas as desgraças que eles fazem na vida das pessoas.
    Cada centavo que eles x caracteriza em falta de infra-estrutura para nossa cidade, acarretando a culpá-los como responsáveis por: Assassinatos, Acidentes de Trânsito, Roubo, Tráfico de Drogas, Mortes em Hospitais, Falta de Educação…
    Todas as desgraças são responsabilidades de “Políticos” tipo essa x da “família” Barros (se é que pode-se dizer que x vivem em laços fraternais).

  32. Paulo Fernandes diz:

    Pois é. Onde anda a ‘sociedade civil organizada’, aquela que foi à Câmara contra o aumento de vagas para vereadores e contra os chamados ‘supersalários’ – e agora se organiza para panfletar como alerta contra a gripe A. Creio que a corrupção seja um virus bem mais letal que o Influenza. Sangra o dinheiro público e mata a míngua milhares de pessoas. Então, que esta tal ‘sociedade’, cujo pulpito vistoso fica na assim, substitua a passeata contra gripe por uma ampla mobilização contra a corrupção.

  33. cassio jr diz:

    Ué, o senhor Pinga Fogo, não vai noticiar ?! hauHUUHAUHAUUHAUhUAHUhA
    Esse ai tem até a alma vendida pros Barros.
    O que resta é o SBT e a RIC tentarem noticiar e cabe a nós, internautas, divulgarmos essas noticias.
    Maringá tá suja, vamos limpar o barro(s) dessa cidade !!!

    • tb naoooooo

      se o julgamento do mensalao nao der em nada, nem acontecer nada com REICARDO, irei solicitar exilio para a SIRIA, que com certeza lah eh melhor para se viver do que aqui.

  34. Pera aiiiii falar que este cara sempre fez as coisas certas, tem gente que forca a amizade…
    Esse cara tem tantos processos, que nao eh possivel que nenhum deles seja verdade…………………

    Outro absurdo eh falar q o PUPIN nao tem nada a ver com o assunto, so de ele ser vice do irmao do cara ja esta errado……….me conta alguma coisa que ele foi de contra com os desmandos da familia….nao existe…. meus amigos pode ganhar qualquer menos a pessoa q esta familia indicar…………..
    QUEREMOS ESTES PORCOS FORA DA NOSSA CIDADE

    ESSA CIDADE EH NOSSA E NAO DE VOCES, SEUS COVARDES, CORRUPTOS, SAFADOS, PILANTRAS……

    FALTA ADJETIVOS PARA VOCES

  35. Antes de atirar a primeira pedra para fazer justiça pelas próprias mãos, devemos entender o verdadeiro significado de JUSTIÇA: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    O termo justiça (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos da sociedade (litígio).

    Em um sentido mais amplo pode ser considerado como um termo abstracto que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. Justo é aquilo que é equitativo ou consensual, adequado e legítimo (aplicar o direito nas suas próprias fontes – as pessoas – em igualitariedade). A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais e em ordem à equidade.

    Sua ordem máxima, representada em Roma por uma estátua, com olhos vendados, visa seus valores máximos onde “todos são iguais perante a lei” e “todos têm iguais garantias legais”, ou ainda, “todos têm iguais direitos”. A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos.

    O Poder Judiciário no Estado moderno tem a tarefa da aplicação das leis promulgadas pelo Poder Legislativo. É boa doutrina democrática manter independentes as decisões legislativas das decisões judiciais, e vice-versa, como uma das formas de evitar o despotismo.

    Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).

    A justiça implica, também, em alteridade. Uma vez que justiça equivale a igualdade, e que igualdade é um conceito relacional (ou seja, diferentemente da liberdade, a igualdade sempre refere-se a um outro, como podemos constatar da falta de sentido na frase “João é igual” se comparada à frase “João é livre”), é impossível, segundo Aristóteles e Santo Tomás de Aquino praticar uma injustiça contra si mesmo. Apenas em sentido metafórico poderíamos falar em injustiça contra si, mas, nesse caso, o termo injustiça pode mais adequadamente ser substituído por um outro vício do caráter.

    Justiça também é uma das quatro virtudes cardinais, e ela, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste “na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido” (CCIC, n. 381).

  36. LICITAÇÃO FRAUDULENT diz:

    AGORA SEI POR QUE O GOVERNADOR NÃO CONTRATA MAIS INVESTIGADORES.
    Seria um tiro no pé.
    Hja cadeia pra tanta gente, desse 11 a mudança continua.
    Ja mudaram o sentido etimologico da palavra LICITAÇÃO

Deixe seu pitaco