Oficina de Trânsito abre inscrições

Professores de escolas públicas e privadas de Maringá e região já podem fazer as inscrições para a Oficina de Trânsito da Viapar. As atividades começam a partir deste mês e podem ser agendadas com a monitora Bruna Santos pelo telefone (44) 3033-6104. A iniciativa é oferecida gratuitamente pela empresa e tem como objetivo valorizar a educação no trânsito. As aulas são realizadas na sede da concessionária, em Maringá, direcionadas a alunos do ensino fundamental, do 4º e 5º ano. Também são realizadas oficinas para adolescentes e alunos com necessidades especiais. Para abordar o tema com maior realismo a empresa construiu uma rodovia miniatura, a qual dispõe de sinalização horizontal, vertical, semáforo, cerca de proteção e passarela. Antes do passeio os participantes assistem vídeos educativos, ganham brindes, conhecem o Centro de Controle e Operações (CCO) da Viapar. Na saída, ainda recebem um lanche.
Uma das primeiras entidades a participar, neste ano, será o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Mandaguari, com visita agendada para o dia 1º de março. Ao todo, 30 atendidos devem assistir as aulas de trânsito. “São pessoas que precisam dessas informações, uma vez que muitas veem a pé até a instituição”, destacou a coordenadora da unidade, Daise Evangelista Vernillo, lembrando ser a 2º visita em menos de três anos. “Agradecemos a Viapar por realizar este trabalho tão importante para a sociedade”. No ano passado a concessionária atendeu, aproximadamente, 4.000 pessoas, entre estudantes do ensino fundamental e de Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae). Foram pessoas de Maringá, Sarandi, Juranda, Alto Paraná, Jussara, Mandaguaçu, Presidente Castelo Branco, Cruzeiro do Sul, Engenheiro Beltrão, Apucarana, Mandaguari, Doutor Camargo, Nova Esperança, Jandaia do Sul e Ivatuba. Também foram atendidos professores, nas semanas pedagógicas dos municípios de Maringá, Apucarana e Juranda, outro diferencial do projeto.
“O projeto Oficina de Trânsito existe há 10 anos e, neste período, já beneficiou mais de 33 mil pessoas. Para este ano, esperamos atender um número ainda maior de pessoas que o do ano passado, levando mais educação para as ruas e estradas, uma vez que essas crianças cobram os pais e crescem mais conscientes”, finalizou a coordenadora do projeto, Priscila Nascimento.

Advertisement
Advertisement