Absurdos administrativos na PMM
Em qualquer empresa o cargo de diretor só se justifica se houver pelo menos três subordinados, como gerentes, por exemplo. Do mesmo modo o cargo de gerente pressupõe a existência de subordinados como coordenadores e funcionários efetivos. Na Prefeitura de Maringá, em algumas Secretarias existem cargos de diretores e gerentes que foram criados apenas para dar remuneração de CCs a pessoas, para atender interesses políticos. Vejamos o exemplo da Serei: sua dotação de pessoal é 1 secretário; 1 diretor administrativo; 1 gerente administrativo; e 1 coordenador de Serviços; e só tem 1 ou 2 funcionários de execução. Em primeiro lugar, mantenho minha opinião de que é uma Secretaria desnecessária, mas se for necessária, as funções administrativas de diretor e gerente e coordenador de serviços e expediente devem ser desempenhadas pelo próprio secretário. Não há serviço que justifique, pois não há subordinados. Parece que há uma confusão entre pessoal técnico especializado e comissionado. Isto acontece em outras Secretarias, como na Sede, onde o diretor de Agricultura, por exemplo, é um cargo de que só existe para dar CC ao ex-vereador Altamir. Como diria o Fuji; ‘ mudanças são imprescindíveis’. É preciso que vereadores como Humberto e Flávio Vicente, que são da área, se posicionem.
Akino Maringá, colaborador