Levantamos a questão sobre o uso da expressão populares, por políticos, para se referirem ao povo. Citamos que a vereadora Márcia Socreppa disse numa das últimas sessões, mais ou menos: ‘que numa reunião com populares do bairro tal, ficou decidido…’ O leitor professor Luiz Gonzaga, em pitaco, envia sua colaboração trazendo o significado da palavra, segundo os dicionários: Populares é uma palavra derivada de: popular adj. Que pertence ao povo; que concerne ao povo. /Vulgar; plebeu. /Que desperta a simpatia, o afeto do povo. /Muito conhecido, notório. /— S.m. Homem do povo, transeunte.
Continuamos achando que embora correto, segundo a língua portuguesa, seu uso naquele contexto é antipático, dando a impressão de superioridade da vereadora. Repito, acho que ficaria melhor com cidadãos, moradores, ou pessoas daquela região, algo assim.
Por questão de justiça e para não parecer pegação no pé da ex titular da Seduc, lembro que a vereadora Marly, salvo engano, também usa a expressão ao cumprimentar assistentes das sessões da Câmara. Como se diz, ‘no popular, eu prefiro ser chamado de popular no sentido de ‘que desperta a simpatia, o afeto do povo e não como um reles popular dentre os populares na visão de alguns seres ‘ditos superiores’. Não é Dr. Heine?
Akino Maringá, colaborador