Um projeto para a educação de Maringá (2)
Quanto às creches o PME deve responder a questões como: em tempo parcial ou integral? A partir de que idade e com prioridade para que tipo de clientela? Com que tipo de proposta ou de serviços? Financiada por recursos de que áreas? Com que tipo de profissionais? Quanto às Pré-escolas: funcionam em prédios próprios ou acoplados com escolas de ensino fundamental? Somente na zona urbana ou também na zona rural? Para que clientelas preferenciais? Concorrendo diretamente com as “escolinhas” particulares? Quanto ao ensino fundamental: em série ou em ciclos? Com que carga horária? Implantação do tempo integral a partir de que clientela? Aumenta-se o atendimento de matrículas na rede municipal ou não? Em que ritmo? Com que proposta de organização, na zona urbana e rural? Com ou sem oferta de transporte escolar? Com que tipo de profissionais? Quanto ao ensino fundamental para jovens e adultos: exames, ensino supletivo semipresencial, ensino fundamental regular noturno? Ou outra modalidade de oferta? A oferta far-se-á em prédios próprios, ou em prédios estaduais e de entidades comunitárias? Essas são algumas questões a serem respondidas pela nova gestão da Seduc caso tenha a intenção de estabelecer as prioridades para a educação municipal.
Ivana Veraldo