Deselegância de Heine: a resposta
A respeito da postagem “Heine comete deselegância com colegas médicos”, o médico José Ramos Martins fez o seguinte comentário:
“Há poucos dias tive conhecimento dos comentários do Heine Macieira sobre o tratamento que o dr. José Cláudio Pereira Neto fez em Maringá, no Hospital Santa Rita e em São Paulo, no Hospital 9 de Julho. Sei que os drs. Dacymar e José Ramos são médicos com títulos de especialistas em suas áreas de atuação e ambos são formados pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná. O dr. Dacymar realiza cirurgias gastroenterológicas tanto abertas como por videoendoscopia. Gostaria que o Heine Macieira mostrasse os seus títulos e o comprovante de sua especialização em gastroenterologia. Seria bom também que o mesmo divulgasse quantas cirurgias por videoendoscopia ele realizou. Não posso afirmar com certeza, porém há comentários desairosos no meio médico sobre a sua conduta em cirurgias de vesícula biliar (calculose, colangite,não indicação de colangio-pancreatografia retrógrada, etc).
O espaço é livre e o mesmo pode derrubar estas conjecturas.
Se cometi alguma injustiça, me retratarei com toda a humildade. Pois tenho a certeza que uma calúnia pode ofender a dignidade de uma pessoa injustiçada, e isso é a última coisa que eu quero fazer. Sempre procurei atuar dentro dos principios éticos e técnicos. Sempre procurei trabalhar em equipe com outros médicos de notória competência em suas áreas de atuação, pois sei que todos somos limitados, por mais que tentemos estar atualizados.
No capítulo III do Código de Ética Médica que versa sobre a responsabilidade profissional no artigo sexto: “É vedado ao médico atribuir seus insucessos a terceiros e a circunstãncias ocasionais, exceto nos casos que em que isso possa ser devidamente comprovado.”
No artigo 35 é relatado o seguinte: “É vedado ao médico exagerar a gravidade do diagnóstico ou do prognóstico, os riscos e os objetivos do tratamento, complicar a terapêutica, ou exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimento médicos.”
José Ramos Martins
CRM 4343