Estradas com mais movimento neste feriado de Finados é a previsão da concessionária de rodovias Viapar, sediada em Maringá. A expectativa da empresa é de um aumento no fluxo de veículos da ordem de 10% amanhã, quarta-feira. Diariamente, mais de 60 mil veículos, em média, são registrados nas seis praças de pedágio espalhadas pelos 546 quilômetros administrados pela concessionária nas regiões noroeste, oeste e norte do Paraná.
“Os trechos entre Maringá e Cambé e entre Maringá e Paranavaí devem ser os mais movimentados”, afirma Gesivaldo Amâncio Primo, coordenador do Centro de Controle e Operações (CCO). Ele recomenda cautela a quem for viajar, principalmente se estiver chovendo. Estatísticas da empresa apontam que acidentes aumentam cerca de 40% em condições assim. Antes de sair de viagem, a orientação do coordenador é que os motoristas façam uma revisão dos itens de segurança dos veículos. Pneus, suspensão, nível de óleo, correia dentada, palhetas do limpador de parabrisa, parte elétrica e freios, precisam estar em dia. “Muitas pessoas colocam suas famílias em veículos sem condições de trafegar em rodovias. Em alguns casos, a viagem se torna um problema”, revela Primo.
No site da Viapar os usuários podem acessar mapas e conferir o fluxo de veículos e as condições climáticas por meio imagens das câmeras da empresa instaladas ao longo dos trechos. Outra dica é utilizar as dependências do Serviço de Apoio ao Usuário (SAU) nas bases operacionais da empresa – em Arapongas, Mandaguari, Presidente Castelo Branco, Floresta, Campo Mourão, Ubiratã e Corbélia. Ali, entre outros serviços, são oferecidos sanitários masculino e feminino, fraldário, água gelada e computador com internet.