Registro…

… resposta do gabinete do vereador dr. Manoel, nos seguintes termos: “Caro Sr (a) Akino: Como vossa senhoria sabe, pois acompanha a atuação do legislativo maringaense, nosso gabinete tem procurado, de todas as formas possíveis, defender os interesses da população de nosso município. Também deve ser de seu conhecimento que a democracia é exercida pelo voto. Como reflexo dessa prática, aqui na Câmara de Vereadores de Maringá os projetos, requerimentos e indicações também são votados. Vence quem tiver a maioria simples (ou qualificada, em determinados projetos) dos votos dos vereadores. Cabe lembrar que a oposição ao Executivo é composta de apenas 4 vereadores.
Vossa Senhoria também deve saber que até o ano de 2011 as comissões eram compostas, no seu todo, por vereadores da base do Executivo. No corrente ano (2012), essa composição foi alterada. Porém, de três membros que compõe as comissões, apenas um pertence à oposição. Isso significa que qualquer votação nas comissões pode ser vencida pela base governista por 2 votos a 1.
Com relação à sua afirmação sobre a suposta timidez no tocante a alguns assuntos relevantes, gostaríamos de relembrar as votações do dDr. Manoel em questões polêmicas como o das casas geminadas, PPP do lixo, aumentos dos subsídios dos vereadores, entre outros tantos. Quer nos parecer que as posições defendidas pelo dr. Manoel podem ser tudo, menos tímidas.
Com relação ao Projeto Ficha Limpa Municipal, o dr. Manoel é favorável à implantação do mesmo em nosso município. Porém, a aprovação do mesmo nas comissões independe da vontade do mesmo. Colocamo-nos ao seu dispor para prestar melhores esclarecimentos, inclusive pessoalmente, sobre dúvidas que ainda possam pairar sobre as questões apontadas em sua mensagem. Atenciosamente, João Batista Pereira, chefe de Gabinete”.
Meu comentário: Agradeço a atenção, e o respeitoso o tratamento de senhor (entendi a dúvida entre Sr (a), nomes de japonês confundem, não é mesmo Fuji? Gosto da atuação do dr. Manoel e muitas vezes já o defendi, mas gostaria de ele fosse mais incisivo em relação a esses dois assuntos (ficha limpa e Urbamar), inclusive apelando ao Ministério Público, se for o caso. Democracia das minorias se faz pelo voto, mas isto não dá direito a ilegalidades e para isto o MP é uma saída, e o vereador tem mais força que um popular, como diria a vereadora Marly.
Akino Maringá, colaborador (brasileiro, casado…)