Beto Richa lança duplicação em trecho da BR-376


Foram lançadas oficialmente, na tarde de ontem, pelo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), as obras de duplicação da BR-376, entre Cambira e Apucarana. O evento, realizado em Cambira, reuniu dezenas de autoridades, jornalistas lideranças políticas, além de usuários das rodovias das regiões Norte e Noroeste do Estado. Ao todo, vão ser reestruturados 10,9 quilômetros.O engenheiro agrônomo, Maurício Aragão, morador do distrito de Pirapó, teve parte de propriedade desapropriada para a construção da estrada. “Transito por este segmento todos os dias. Já vi muitos acidentes, inclusive a morte de um grande amigo. É sem sombra de dúvidas uma obra que vai oferecer mais conforto e, principalmente segurança para os moradores de Cambira, Apucarana e outras cidades da região”, comentou.
“Acabou o tempo de truculência. Tenho a responsabilidade de governar para todos os paranaenses. Precisamos caminhar juntos de mãos dadas na construção de um Estado melhor. Em pouco mais de um ano esta é a quarta importante obra que lançamos no Anel de Integração, por sinal a segunda no trecho da Viapa. Em novembro estivemos em Mandaguari para dar início às obras do contorno daquele município”, lembrou o governador Richa. “Estamos transformando o Paraná em um grande canteiro de obras”.
A duplicação está prevista no contrato de concessão da Viapar, empresa responsável pela administração do segmento. Custará R$ 42 milhões. “A concessionária está fazendo o seu papel em prol do desenvolvimento do Paraná. A carência de infra-estrutura no Brasil é gigantesca e não podemos perder tempo com atritos. O atual governo se prontificou a restabelecer o diálogo com as concessionárias. Quem ganha com isso é a população”, frisou o presidente da Viapar, Marcelo Machado.
As melhorias terão início no km 219 (saída de Jandaia do Sul) e término no km 229,9 (entrada do distrito de Pirapó). Além da pista de rolamento com canteiro central, vão ser construídas duas passagens em desnível, um viaduto em Cambira, uma trincheira no distrito de Pirapó, uma interseção em nível em Cambira, passagem sob o viaduto ferroviário em Cambira e 6 retornos em nível (três para cada sentido).
Ao todo, vão ser utilizadas 52.000 toneladas de massa asfáltica e 258.000 metros cúbicos de escavação. Vão ser construídos 3.900 metros lineares de bueiros e 20.000 metros lineares de canaletas. A sinalização também será prioridade. A estimativa inicial é que sejam instalados 580 metros quadrados de placas, além da pintura das faixas horizontais e instalação de tachas e tachões.
O departamento de engenharia da Viapar prevê a entrega de quatro quilômetros até dezembro. O restante fica para 2013. “A Viapar vem cumprindo a risca o cronograma do contrato de concessão, isso quando liberado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER)”, avaliou o superintendente do DER, Osmar Lopes Ferreira, classificando a obra como “de extrema importância”.
Quem também esteve presente no lançamento da duplicação foi o coordenador da Região Metropolitana de Maringá (RMM), João de Carvalho Pinto. “Essa obra é importante não só para a região onde ela está sendo executada como para todo o Noroeste e Norte do Paraná, uma vez que o fluxo viário que segue para Curitiba e Paranaguá passa por aqui. Boas rodovias estão diretamente ligadas ao desenvolvimento”, finalizou.
O contorno de Mandaguari, citado pelo governador Beto Richa, terá 9,9 quilômetros de extensão e vai custar outros R$ 85 milhões – investimento feito pela concessionária. Até o momento 4% dele já está pronto. A estimativa é que seja entregue em dois anos. (Flamma Comunicação)