MP vai apurar

A Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público instaurou procedimento preparatório para apurar eventuais irregularidades em concurso público para provimento de cargos de professor da rede municipal de ensino de Maringá. A informação foi publicada na edição do dia 22 de junho do Diário Oficial do Poder Executivo do Estado do Paraná e disponibilizada ontem para consulta na internet. A investigação foi aberta pela promotoria no dia 14 de junho.
O Ministério Público não determina quais eventuais indícios vão ser os investigados e nem a motivação para iniciar os trabalhos, mas deve solicitar informações ao município sobre o concurso. Se houver alguma suspeita concreta de irregularidade, o procedimento preparatório pode motivar a abertura de inquérito civil. Após a divulgação de denúncias de irregularidades em concursos no programa Fantástico, os promotores de todo Paraná passaram a dedicar mais atenção aos processos de seleção dos municípios. (Matéria de Murilo Gatti publicada em O Diário, edição de hoje)
Meu comentário: A verdade é que as suspeitas de fraudes, por parte de alguns candidatos, nos últimos concursos contratados pela Prefeitura de Maringá, com Fauel, mas que teriam sido realizados por outra empresa, aumentaram com a divulgação das matérias no fantástico. Espera-se que o MP apure com todo rigor e que a UEL tome mais cuidado com as atividades da Fauel, que em nome da transparência deveria repensar sua atuação da área de concursos públicos, já que segundo informações não teria estrutura.
Akino Maringá, colaborador